A educação para Durkheim

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
A educação para Durkheim
Émile Durkheim nasceu em 1858 em Epinal,no noroeste da França e faleceu em Paris,no ano de 1917, após a morte de seu único filho,dois anos antes, no frnt de Salonique,lutando pelo exército francês, durante a 1º Grande Guerra Mundial. Discípulo de Kant e Augusto Conte, sua contribuição foi notável para a consolidação da sociologia enquanto ciência na França. Suas ideiastranspuseram as fronteiras francesas,influenciando gerações de políticos,pesquisadores e educadores.
A influencia na educação através dos pressupostos de pedagogia tradicional, a utilização de seus princípios nas técnicas da produção em massa, bem como a edificação das bases do nazismo,são exemplos da afirmação anterior. Durkheim entende a educação como uma poderosa ferramenta para a construçãogradativa de uma moral coletiva,fundamental para a continuidade da sociedade capitalista. Esse é um pressuposto fundamental para o entendimento de suas preocupações expressa em um grande debate com as ideias liberais presentes na Europa no início do século XX. A crítica ao liberalismo se apresenta com a demonstração da impossibilidade de concretização de uma sociedade mais avançada sob a lógica doindividualismo.
O individualismo,entende Durkheim,é o maior inimigo para a constituição e manutenção de uma sociedade das máquinas herdeira da primeira revolução tecnológica. A constituição de uma moral coletiva expressa na divisão social do trabalho manifesta pela solidariedade orgânica é entendida como grande desafio para o avanço de uma sociedade.
Esse debate não se deu ao acaso. Durkheimviveu em um período histórico conturbado, o “olho do furacão”, marcado por crises econômicas, crescente urbanização da sociedade e a construção gradativa da Primeira Grande Guerra Mundial dos conflitos econômicos das grandes potencias mundiais em busca de novos mercados para a troca de mercadorias e acesso a matérias primas.
Esse processo social foi acompanhado pelos desdobramentos da grande criseeconômica de 1870, uma crise de superprodução de mercadorias acompanhada do crescimento da miséria, violência e falência de varias empresas.
Os desdobramentos da crise de 1870 proporcionaram fundamentos e aspirações para o desenvolvimento das ideias de Durkheim, ele percebia um futuro incerto da sociedade capitalista, discordando de concepções otimistas, inclusive do seu velho mestre AugusteComte, que uma sociedade das máquinas avançava e por ela a construção da socieddae mais avançada da historia da humanidade. Era um período de intenso debate expresso em diferentes interpretações sobre a crise. Para alguns,ela era exemplo da materialização de contradições inconciliáveis que levariam ao colapso de todo o modo de produção capitalista. Para outros, aos quais Durkheim se inseria, a criseindicava a necessidade de construção de uma moral coletiva,condição fundamental para a manutenção da sociedade da forma como ela era.
As teorias do conflito e do consenso se chocavam apontando caminhos distintos quanto ao futuro da sociedade. Todo este processo de transformações na sociedade capitalista influenciaram Durkheim e suas preocupações quanto ao futur da humanidade. Émile Durkheim nãoera um otimista tal qual Auguste Comte. A s marcas da grande crise do capitalismo em sua fase concorrencial de 1870,tal qual afirmamos acima, estavam presentes em suas reflexões. Da mesma forma,os alicerces da Primeira Grande Guerra Mundial construídos no final do século XIX e inicio do XX, guerra que custaria a vida de seu filho e indiretamente a sua,eram entendidas como sinônimos de desagregaçãoe ausência de moral.
A aproximação com os pressupostos kantianos voltados à moral e,principalmente ao ordenamento social, se baseava nesse contexto. O sonho de ordenamento kantiano defendido por Émile Durkheim justificava, na realidade, uma sociedade edificada pela lógica da opressão,violência e guerras,pressupostos contraditórios ao princiio da perfeição só possível no “admirável mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DURKHEIM E A EDUCAÇÃO
  • Educação DurkHeim
  • Durkheim
  • Educação em durkheim
  • sociologia da educacao: Emile Durkheim e a Educação
  • Educação segundo durkheim
  • Pedagogia e educação-emile durkheim
  • Durkheim, Educação e Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!