Radiologia

Páginas: 4 (781 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013




O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) temos que entender que é uma empresa, e com isso temos procedimentos para abertura que para isso devemos observar a legislação vigente, onde temos oRegulamento Técnico de Funcionamento do Laboratório Clínico, que foi elaborado com técnicos da ANVISA, Secretaria de Atenção a Saúde (SAS/MS), Secretaria de Vigilância a Saúde (SVS/MS), VigilânciasSanitárias Estaduais, Laboratório de Saúde Pública, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Provedores de Ensaio de Proficiência e umConsultor Técnico com experiência na área, que objetivaram em definir os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizamatividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.
Tratando-se de uma empresa devemos, ter um contrato social elaborado e registrá-lo na Junta Comercial do Estado. Dar entrada nopedido de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal através do Documento Básico de Entrada (DBE).

E quanto a parte técnica do funcionamento, iremos nos resguardarcom a legislação vigente, sendo uma delas a RDC 302/2005 da ANVISA, que é uma legislação sanitária de âmbito federal, criada em 2005, com o objetivo de definir os requisitos para os funcionamento doslaboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados. Com isso, busca garantir a qualidade dos exames e diminuir os riscos de um falso laudo, assim como futuros problemas aopaciente.
A regulamentação aponta todas as instruções para a realização do processo, desde a forma adequada para a coleta de material, até a emissão dos resultados dos exames. Ainda dentro dasdeterminações, os laboratórios clínicos devem possuir um profissional legalmente habilitado como responsável técnico.
Existem, hoje, no país, três profissões habilitadas para o exercício das análises...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!