tudo sobre dna

Páginas: 8 (1856 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Histórico

Em 28 de fevereiro de 1953, o físico britânico Francis Crick entrou no Eagle (um pub, em Cambridge) e revelou aos presentes que ele e seu colega, o americano James Watson, tinham descoberto o segredo da vida. Parecia ser um anúncio pretensioso, mas, na manhã daquele dia, Watson e Crick haviam criado o modelo que explicava a estruturado ácido desoxirribonucléico — o famoso DNA —, a molécula que carrega o “código genético”. Graças a essa descoberta, cientistas passaram a entender a hereditariedade e os mecanismos da evolução, e palavras como engenharia genética, clonagem e transgenia passaram a fazer parte de nosso vocabulário.
A descoberta de Watson e Crick, historicamente, pode ser vista como fruto de uma jogada genial,levando-se em consideração as circunstâncias daquela época: Watson era um ornitólogo com quase nenhum conhecimento em bioquímica; Crick, doutorando em Biofísica; e ambos não contavam com equipamentos adequados.
Mas a história do DNA pode ser contada com seu início nas pesquisas de Friedrich Miescher sobre o núcleo celular. Em 1868, esse médico suíço, ao tentar desvendar as funções do núcleo dascélulas, isolou, do interior dele, uma substância que chamou de nucleína. Na época, o pesquisador pensou que se tratava de uma espécie de reserva de fósforo para o citoplasma, devido à constante presença desse elemento, mas o que o impressionou, na verdade, foi o alto peso molecular verificado. Mais tarde, em 1889, Richard Altman descobriu o caráter ácido da nucleína e passou a chamá-la de ácidonucléico. Nesse período, o bioquímico alemão Albrecht Kossel observou a presença de bases nitrogenadas púricas e pirimídicas na constituição desse ácido e, em 1929, Phoebus A. Levene detectou o açúcar desoxirribose. Assim, o ácido nucléico passou a ser entendido como um complexo molecular muito grande, constituído por unidades que viriam a ser chamadas de nucleotídeos.
Em 1927, um curioso estudo,desenvolvido pelo britânico Frederick Griffith envolvendo bactérias do tipo pneumococo, chamou a atenção do médico e pesquisador canadense Oswald Avery, que, juntamente com seus colaboradores, e em 13 anos de estudos criteriosos, sugeriu que o ácido nucléico, já conhecido como ácido desoxirribonucléico, era o material genético das células.
Para os diversos cientistas da época, as pesquisas de Avery nãodeixavam dúvida de que o DNA era o transmissor da hereditariedade. Um desses cientistas foi Maurice Wilkins. Esse físico anglo-irlandês teve seu interesse pela genética despertado depois da leitura do livro O Que é a Vida?, de Erwin Schrödinger, enquanto trabalhava no projeto Manhattan, em Berkeley.
Wilkins passou a estudar a estrutura do DNA por meio da técnica da cristalografia — em que seutilizam raios X para determinar a disposição física de moléculas em determinados compostos.
Em 1951, Wilkins concedeu uma palestra sobre DNA, em uma conferência de Física, em Nápoles, Itália. Durante sua apresentação, o pesquisador mostrou a foto de uma molécula de DNA exposta aos raios X. James Watson, que assistia à palestra, ficou bastante interessado. Há tempos ele estava convicto de que, sefosse possível desvendar a estrutura do intrigante ácido nucléico, seria possível desvendar um dos segredos fundamentais da vida: a hereditariedade. Naquele mesmo ano, Watson foi trabalhar no laboratório Cavendish, de Cambridge, onde conheceu Francis Crick, seu futuro companheiro na descoberta da estrutura molecular do DNA. Crick era estudante de doutorado e, a princípio, não estava interessado emDNA. No entanto, Watson conseguiu envolvê-lo naquela empreitada, que já mobilizava muitos cientistas.
A dupla de cientistas começou a discutir os fatos que conheciam até então. O curioso é que o trabalho dos dois se baseou em muitas conversas e esquemas desenhados em quadro-de-giz, em vez de tubos de ensaio e pipetas no interior de um laboratório. Eles passaram a usar modelos que empregavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tudo, absolutamente tudo sobre DNA
  • TUDO SOBRE DNA
  • Tudo sobre DNA
  • Tudo sobre dna
  • DNA
  • tudo sobre tudo
  • Tudo Sobre Tudo
  • tudo sobre tudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!