Resumo do capitulo 1 do livro Fundamentos da Economia de Vasconcellos

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO À ECONOMIA


Conceito de Economia

Economia está ligada à Administração. Visa gerir os recursos financeiros, naturais e humanos, empregando-os na produção de bens e serviços, a fim de suprir as necessidades humanas. O principal problema da Economia está na escassez de recursos produtivos frente às necessidades ilimitadas das pessoas. Esse problema se agrava quando se leva emconta a má distribuição dos recursos necessários. Diante disso, é preciso que sejam criadas alternativas de produção e distribuição, de modo que seja possível atender a maior quantidade de necessidades das pessoas.

Os problemas econômicos fundamentais

Diante da situação de atender demandas crescentes com recursos escassos, surgem questões fundamentais. A preocupação gira em torno da produção,com questões fundamentais como:
O que e quanto produzir? Devido à limitação de recursos, torna-se necessário optar pelo que será produzido e em que quantidade, para que possa suprir a necessidade do maior número possível de consumidores;
Como produzir? Escolher os recursos a serem utilizados na produção e ainda aliar a tecnologia para ter o menor custo de produção de bens e serviços;
Para quemproduzir? Decidir como os membros da sociedade participarão da distribuição dos resultados de sua produção. Os agentes individuais interferem na tomada de decisão devidos as suas preferências e prioridades.

Sistemas econômicos

São formas políticas, sociais e econômicas pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todosos bens e serviços, que as pessoas utilizam em seu dia-a-dia, objetivando melhor qualidade de vida. Seus elementos básicos são: estoque de recursos produtivos, unidades de produção e as instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.
Os sistemas classificam-se em:
Sistema capitalista ou economia de mercado – regido pelas forças do mercado. Predomina a livre iniciativa e a propriedadeprivada dos fatores de produção;
Sistema socialista ou economia centralizada ou economia planificada – conta com um órgão centralizador de planejamento. Predominância da propriedade pública de fatores de produção, denominados meios de produção.
Até o início do XX, prevalecia o Liberalismo, ou seja, as economias ocidentais concorriam entre si e não havia intervenção estatal na atividade produtiva.A partir de 1930, as forças de mercado ainda prevalecem, porém, com uma participação maior do Estado tanto na produção de bens públicos, como na iniciativa provada, destacadamente nos setores de transporte, energia, infraestrutura e comunicações.
Na economia de mercado, o preço dos produtos é determinado, predominantemente, pelo mecanismo de preços, que se dá pela oferta e procura dos bens eserviços. Na economia planificada, quem regula a maior parte dos preços é o órgão central de planejamento, a partir dos recursos disponíveis e da necessidade do país. Assim, os preços de bens e serviços, salários, cotas de produção e recursos não se baseiam na oferta e demanda do mercado.
Desde o fim da “cortina de ferro”, os que adotavam uma economia planificada países têm aberto suas economiaspara a iniciativa privada cada vez mais. É provável que apenas Cuba e Coréia do Norte ainda possuam uma economia completamente centralizada.

Curva de possibilidades de produção

A curva de possibilidade de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos de produção disponíveis. Esse é um conceito teórico que demonstra como a escassez derecursos impõe limite à capacidade produtiva da sociedade, levando-a a escolher diferentes alternativas de produção.

Custo de oportunidade

O custo de oportunidade, também chamado de custo alternativo, representa o custo da produção alternativa. Espera-se que esse custo seja crescente, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do capitulo 8 do livro fundamentos da economia de vasconcellos
  • Livro fundamentos de economia vasconcellos
  • Resumo do capítulo 2 do livro fundamentos de economia
  • Resumo Capitulo 1 do livro de Economia de Energia
  • Resumo do capítulo 1 do Livro de Economia do Mankiw
  • Resumo dos capítulos 2 e 3 do livro fundamentos da economia autor: manuel enriquez garcia e marco antonio sandoval de vasconcellos
  • Fundamentos de Economia Capitulo 1
  • Resumo capitulo 1 do livro.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!