Tudo, absolutamente tudo sobre DNA

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
ação da DNA ligase. Desta forma, um fragmento de DNA pode ser inserido em uma molécula maior, que passa a ser recombinante. Assim, um determinado gene do genoma humano pode ser inserido no genoma de uma bactéria, por exemplo, e lá ser amplificado ou mesmo transcrito várias vezes.
Os Vetores: Um vetor é uma molécula de DNA à qual o fragmento de DNA a ser clonado está ligado. Os principaisvetores utilizados são plasmídeos, e vírus de animais. Os plasmídeos são os mais utilizados para a clonagem de pequenos fragmentos de DNA; são geralmente obtidos a partir de células bacterianas, facilmente reintroduzidos nestas células e possuem capacidade autônoma de replicação. Um exemplo amplamente utilizado de plasmídeo é o pBR322, que possui os genes de resistência à tetraciclina e à ampicilina.Alguns tipos de vírus, como o bacteriófago l , são utilizados na clonagem de fragmentos maiores de DNA. Os Cosmídeos são estruturas híbridas que possuem características do bacteriófago associadas à do plasmídeo pBR322, e são utilizadas para a clonagem dos maiores segmentos de DNA.
Bibliotecas de DNA: Uma biblioteca de DNA é uma coleção de fragmentos de DNA obtidos a partir da ação das endonucleasesde restrição, ligados aos vetores apropriados e clonados. Quando a biblioteca inclui a totalidade do genoma de uma célula ou organismo, ela é dita "Biblioteca Genômica". Quando a biblioteca inclui apenas moldes de cDNA, obtidos por ação de uma transcriptase reversa, esta biblioteca é dita "Biblioteca de DNA Complementar". A detecção de um determinado segmento de DNA em uma biblioteca genômica éfeita com a utilização de sondas de DNA.
Sondas: As sondas de DNA são seqüências de fita única de DNA que hibridizam - pareiam - com a seqüência de interesse, destacando-as do restante da biblioteca. Estas sondas podem ser marcadas com um isótopo radioativo, um anticorpo, uma substância fluorescente ou outro método de detecção. A utilização em conjunto das sondas e de enzimas de restriçãopermitiram o desenvolvimento de técnicas de detecção de DNA muito precisas, como o "Southern Blot". No "Southern Blot", um determinado gene pode ser identificado entre milhões de fragmentos por separação eletroforética em gel com posterior identificação dos fragmentos através de sondas específicas. Variações deste método permitem hoje a identificação de fragmentos de RNA - Northern Blot - e de proteínas -Western Blot, este último utilizando um anticorpo no lugar da sonda.
São enormes e promissoras as aplicações desta tecnologia:
1 - Na identificação e tratamento de doenças condicionadas geneticamente;
2 - No diagnóstico muito sensível de doenças infecciosas;
3 - No diagnóstico pré-natal;
4 - Na manipulação terapêutica de genes;
5 - Na criação de organismos híbridos e transgênicos namedicina, agricultura e pecuária;
6 - Na indústria farmacêutica;
7 - Em estudos evolutivos e de descendência;
8 - Na medicina legal, etc.
Mapeamento genético
Mapear os genes é referenciá-los posicionalmente dentro do cromossoma a que pertencem. É uma tarefa que só deve ser empreendida depois de se conhecer bem o tipo de hereditariedade de cada locus que se pretende mapear, e requer, em organismosdiplóides, a existência de linhas puras apropriadas à realização de testcrosses. De resto, é um tipo de experiência rotineiro mas necessário, pelas importantes aplicações que tem.
Grupos de ligação
Os cromossomas, apesar de não serem facilmente individualizáveis durante a interfase, mantêm a sua integridade, e com isso a ligação dos genes presentes em cada um. Deste modo, os loci de cadacromossoma mantêm os respectivos arranjos lineares através dos múltiplos ciclos de replicação do DNA e das mitoses. Também durante a meiose, esses arranjos tendem a manter-se intactos, com a excepção muito importante da troca entre cromátides homólogas por entrecruzamento ou crossover, quebrando a continuidade dentro das combinações de alelos ao longo de cada cromossoma, permitindo recombinações. Dada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tudo sobre dna
  • TUDO SOBRE DNA
  • Tudo sobre DNA
  • tudo sobre dna
  • Tudo sobre dna
  • tudo sobre tudo
  • tudo sobre tudo
  • Tudo Sobre Tudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!