Ada Fundamentos da Fisioteraopia

371 palavras 2 páginas
Questões sobre a Origem e evolução da Fisioterapia

Questão 1

Quando se deu a origem da pratica de fisioterapia no Brasil e quem foi seu mentor?
A prática de fisioterapia no Brasil iniciou-se no começo deste século em 1919, fundando o Departamento de Eletricidade Médica e o responsável por tão grande feito foi o Professor Raphael de Barros.

Questão 2

Qual foi o instituto que iniciou o primeiro curso de fisioterapia padrão?
O instituto que se deu início ao primeiro curso de fisioterapia padrão foi o Instituto de Reabilitação (IR), a criação deste instituto em São Paulo fazia parte de um projeto mais amplo de criação de vários institutos da Amèrica Latina.

Questão 3

Qual foi a conclusão da resolução nº 4 de 28/02/1983 de currículo mínimo para o curso de fisioterapia e terapia educacional?
Em 28 de fevereiro de 1983 a resolução de nº 4 foi a resolução de um fixado currículo mínimo de duração dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional. Este currículo privilegia aspectos antes esquecidos como por exemplo as matérias de formação geral que incluíram sociologia, antropologia, psicologia, saúde publica, metodologia de pesquisa, além de enfatizar os conteúdos específicos da áreas e os de fundamentação.

Questão 4

Qual era o objetivo principal proposto pela ABF (Associação Brasileira de Fisioterapia) fundada em 19 de agosto de 1959?
O objetivo principal proposto pela ABF era de realizar a unificação da classe profissional dos fisioterapeutas de todo Brasil, reunindo-os em torno de um ideal comum, num esforço deliberado pela categorização elevada da classe em todos os setores de suas atividades.

Questão 5

Qual o decreto e a data do mesmo que representou um marco importante para a fisioterapia e porque?
O decreto - Lei 938 de 13 de outubro de 1969 definiu que os fisioterapeutas diplomados por escolas e cursos são profissionais de nível superior e no Art. 3º como sendo atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas

Relacionados