Trabalho Rural

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 4 de julho de 2015
Centro Universitário Candido Rondon
Unirondon

Nome Priscyla Karine de Almeida Santos
Disciplina Contabilidade Rural
Prof. Osvaldo
Turma Sala Especial
Tema CPC 29 Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas
O pronunciamento técnico CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola tem por objetivo especificar o reconhecimento contábil para os estoques dos ativos biológicos de onde se extraem os produtosagrícolas e para o estoque derivado da produção agrícola derivado desses ativos no momento de sua colheita ou obtenção.

Conceito de Ativos Biológicos
Conforme definição do CPC 29, ativo biológico é um animal e/ou planta, vivos e, segundo Ibracon, 2008, ativo biológico é tudo que nasce, cresce e morre. Portanto, à partir do momento que cessa ou termina a vida o ativo passa a ser considerado produtoagrícola. Como exemplo, podem-se citar árvores da espécie mogno. Enquanto árvore na plantação trata-se de ativo biológico, já no momento em que esta árvore é cortada e transforma-se em madeira passa a ser um produto agrícola. Posteriormente, já serrada e/ou beneficiada, passa a ser produto resultante do processamento após a colheita.

Objetivo
O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamentocontábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas.

Alcance

Esta Norma deve ser aplicada para contabilizar os seguintes itens relacionados com as atividades agrícolas:

Ativos biológicos;
Produção agrícola no ponto de colheita;
Subvenções governamentais previstas nos itens 34 e 35.

Esta Norma não é aplicável em:

Terras relacionadas com atividadesagrícolas (ver NBC TG 27 – Ativo Imobilizado e NBC TG 28 – Propriedade para Investimento);

Ativos intangíveis relacionados com atividades agrícolas (ver NBC TG 04 – Ativo Intangível).

Esta Norma deve ser aplicada para a produção agrícola, assim considerada aquela obtida no momento e no ponto de colheita dos produtos advindos dos ativos biológicos da entidade. Após esse momento, a NBC TG 16 – Estoques,ou outra norma mais adequada, deve ser aplicada. Portanto, esta Norma não trata do processamento dos produtos agrícolas após a colheita, como, por exemplo, o processamento de uvas para a transformação em vinho por vinícola, mesmo que ela tenha cultivado e colhido a uva. Tais itens são excluídos desta Norma, mesmo que seu processamento, após a colheita, possa ser extensão lógica e natural daatividade agrícola, e os eventos possam ter similaridades.

Definição de Ativo Biológico e Produtos Agrícolas

Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.
Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.
Valorjusto é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
O CPC 29, determina que ativos biológicos da entidade devam ser mensurados a valor justos deduzidos os custos estimados devenda quando atinge o crescimento biológico significativo, antes do crescimento significativo eles deverão ser mensurados ao custo que mais se aproxima do valor justo. Valor contábil é o montante pelo qual um ativo é reconhecido no balanço.


Métodos de Avaliação de Ativo biológico

Para se fazer uma correta avaliação de ativos, podem-se utilizar tanto medidas de entrada (custos) quanto de saída(venda). Ambas as medidas podem ser extraídas de mercados passados, correntes ou futuros.

[...] a quantidade de medidas diferentes reflete a variedade de aplicações da contabilidade, pois cada aplicação sugere uma medida distinta. Como consequência, embora haja vantagem clara na aceitação geral de um único conceito abrangente, uma análise mais atenta dos padrões de utilização indica que um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho rural
  • Trabalho Rural
  • TRABALHO RURAL
  • Trabalho Rural
  • trabalho rural
  • trabalho rural
  • trabalho rural
  • trabalho de extensão rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!