TRABALHO DE ENSINO APRENDIZAGEM

1737 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

4° semestre do curso de Psicologia

ENTREVISTA COM EDUCADOR NO PRECESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Itatiba
2014
UNIVERSIDADE
4° semestre do curso de Psicologia

ENTREVISTA COM EDUCADOR NO PRECESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Itatiba
2014
1. TEORIA DE APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se da por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo dessa forma seria algo que significasse algo para o individuo, como a linguagem falada ou escrita.
A aprendizagem sendo uma experiência social, a qual é medida pela interação entre a linguagem e a ação; para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distancia existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialmente para aprender, ou seja, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxilio de outros para aplicar.
O professor deve mediar à aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a torna-se independente e estimule o conhecimento potencial de modo a criar uma nova ZDP a todo o momento. O educador pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor deve estar atento para permitir que este aluno construa seu

Relacionados