Toxicologia Ocupacional

Páginas: 18 (4460 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
INTRODUÇÃO

Com a globalização, os organismos vivos ficam em contato ininterrupto com numerosos agentes tóxicos em vários ambientes, diversos produtos tóxicos na nossa comida e no ar que respiramos. Dependendo dos atributos químicos ou físicos, são absorvidos principalmente pelo trato gastrintestinal, ou pele. Por felicidade o nosso organismo tem a habilidade de biotransformar e mandar emboraestes compostos na urina, ar expirado ou fezes. Todavia, quando a inclinação de absorção ultrapassa a capacidade de eliminação, toxinas podem ser aglomeradas em concentrações crítica no nosso organismo.
As substâncias químicas no organismo, aliado aos produtos de biotransformação é de grande acuidade quando é avaliada a toxicidade das substâncias que atacam organismos vivos.
A Toxicologia vem,de este modo nos auxiliar a perceber os efeitos nocivos ocasionados pelas substâncias químicas nos nossos organismos vivos, tendo por desígnio a avaliação do risco de intoxicação, e nesta configuração estabelecer avaliações de segurança no uso e por conseguinte acautelar a intoxicação, antes que incidam alterações da saúde. A Toxicologia Ocupacional: explora as implicações nocivas originadas porsubstâncias químicas no ambiente de trabalho.

Toxicologia – Conceitos

É a ciência que tem como elemento de estudo de substâncias químicas sobre os organismos vivos.
O estudo da toxicologia serve à sociedade de diferentes maneiras, para proteger os humanos e a natureza dos efeitos deletérios dos toxicantes, estabelecer limites seguros para os agentes químicos, para facilitar odesenvolvimento de pesticidas e fármacos mais seletivos e para prevenir, diagnosticar e tratar as intoxicações de maneira mais eficiente (GALLO, 2001; HODGSON, 2003).
Tem por finalidade primordial, estabelecer o uso seguro destas substâncias químicas.
A toxicidade raramente pode ser definida como um evento molecular único; ao invés disso, envolve uma cascata de eventos que começa durante a exposição,prosseguindo para a distribuição, o metabolismo, e termina com a interação com macromoléculas da célula (geralmente DNA ou/e proteína) e a expressão de uma variável tóxica. A toxicidade pode ser reduzida pela excreção e pelo sistema de reparo celular (HODGSON, 2003).

Toxicologista
É o profissional habilitado ou licenciado a pesquisar as implicações nocivas brotadas pelos agentes químicos e ponderara probabilidade do advento destes efeitos.

Áreas da Toxicologia
A toxicologia é uma ciência exata multidisciplinar, que abarca uma espaçosa área de informação, relacionando-se estritamente com distintas outras ciências, pois sem os conhecimentos, não se poderia atingir seus objetivos: acautelar, diagnosticar e tratar.
A toxicologia é aumentada por conhecedores com diferentes concepçõesprofissionais, oferecendo a cada um subsídios peculiares em uma ou mais campos de atividade admitindo assim, a edificação dos avisos e o incremento das áreas de atuação.
Na esfera da toxicologia, abalizam várias áreas, de acordo com a natureza do agente ou a atitude como este obtém o organismo.

TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

O corpo humano apresenta um amplo aparelho natural de defesa que resguardanão só de agentes biológicos, todavia também contra riscos ocupacionais e ambientais além de presumir qualquer doença.
A Toxicologia, que é a ciência que analisa as intoxicações, os venenos que as acendem, o tratamento apropriado e ao mesmo tempo determina as balizas de segurança dos agentes químicos. Para melhor concepção da toxicologia, é imprescindível saber que ele se divide em:
a) Química;b) Ocupacional;
c) Analítica;
d) Profilática
e) Forense e,
f) Clinica.

A origem de intoxicação no ambiente de trabalho pode oferecer múltiplos fatores de risco ao trabalhador. A emissão de gases por meio de vazamentos de determinado equipamento é uma das causas centrais de intoxicação no ambiente de trabalho. A falta dos EPI’s, quando da aplicação produtos tóxicos contra o vento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • toxicologia ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Trabalho Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia ocupacional e ambiental
  • Doenças ocupacionais e toxicologia do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!