Trabalho Toxicologia Ocupacional

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2015
Nome: Márcio Santos da Silva

Trabalho Toxicologia Ocupacional




A industria XYZ localizada num bairro do subúrbio industrial da cidade do Rio de Janeiro, possui em seu quadro de funcionários 20 trabalhadores, sendo 15 alocados na linha de produção. Possui caráter familiar, estando sob a administração dos filhos de seus fundadores.São licenciados ,apenas para o funcionamento comorevendedores de material automotivo e não como fabricantes destes produtos.Apresenta-se , a seguir, um breve comentário de cada fase do processo de fabricação de uma bateria automotiva:

MONTAGEM: as placas de chumbo,os pinos e conectores são encaixados formando um conjunto a ser soldado, posteriormente, por meio de um maçarico; alguns dos trabalhadores utilizam apenas luvas e permaneciam expostosaos particulados de chumbo resultantes da manipulação do material. O ambiente é mal iluminado.aquém do ideal. As bancadas de trabalho são inadequadas , o material e a ferramenta usadas na tarefa ficam dispostos desordenadamente em cima da bancada e espalhados pelo chão. Os trabalhadores permanecem durante toda a jornada de trabalho em posição ortostática, com flexão de cabeça e realizandomovimentos repetitivos.

SOLDAGEM: um maçarico une as placas de chumbo entre si e aos pinos e conectores. Após a solda, as placas são resfriadas com água; os trabalhadores utilizam apenas máscaras comuns como EPIs, inadequadas à função.A instalação de um exaustor com filtro ameniza a concentração de partículas de chumbo em suspensão.Contudo, o ruído produzido pelo aparelho é de ( 100 dB (A).Ostrabalhadores são expostos aos vapores de chumbo e gases provenientes do processo de solda. O contato acidental com a chama do maçarico causa graves queimaduras nas mãos e no rosto dos trabalhadores deste setor.

MONTAGEM INTERNA: as placas, já unidas, são organizadas no interior das caixas plásticas de acordo com sua polaridade; o uso de luvas é eventual e o contato manual com as placas de chumbo éconstante. A maioria dos trabalhadores permanece de chinelos durante todo o processo, o que expõe a possíveis traumas decorrentes das quedas das baterias ou ferramentas.


LACRE: as caixas plásticas recebem uma tampa de mesmo material e são lacradas através do calor produzido por maquinas seladoras.formando uma estrutura monolítica; Durante o LACRE das baterias existe o risco de quedas dasbaterias ,queimaduras na maquina seladora e lesão corporal na prensa.

ENCHIMENTO: depois de lacradas, as estruturas são preenchidas com solução de ácido sulfúrico;existe o risco químico proveniente do contato manual com o acido sulfúrico ( exposto em salões abertos).Os trabalhadores encontram-se sem luvas,mas caras e com calçados impróprios para a função

CARGA ELÉTRICA: as bateriaspermanecem por 48 horas recebendo carga elétrica proveniente de um gerador; observamos o risco de choques provenientes dos geradores de energia que não possuem instalações elétricas adequadas ( fios desencapados, gambiarras,tomadas enferrujadas).

RESFRIAMENTO: são necessárias ,aproximadamente, 3 horas para que as resfriem após carregadas; o manuseio de baterias sem o uso de luvas possibilitaqueimaduras químicas, causadas pelo contato com a solução de ácido.

EMBALAGEM:um filme plástico que ao ser aquecido promove um lacre. A partir daí, a bateira fica liberada pra estoque e venda. é usado calor pra fechar o plástico que envolve a bateria, o que ocorre de forma distinta nas industrias, sendo usado maçarico a gás e que causa queimaduras severas com o contato acidental.

Diante de talsituação hipotética descrita, responda as perguntas abaixo:

A) Discorra sobre a importância da aplicação da TOXICOLOGIA OCUPACIONAL no caso em tela (3,0 pts);


O estudo dos tóxicos no ambiente de trabalho é muito importante para preservação da saúde do trabalhador, esses riscos são avaliados no PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR-09 da lei 3.214 do Ministério do Trabalho, o PPRA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças ocupacionais e toxicologia do trabalho
  • Doenças Relacionadas ao Trabalho
  • Toxicologia Ocupacional
  • toxicologia ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!