toxicologia ocupacional

Páginas: 8 (1804 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013

Toxicologia Ocupacional










Aluno: Filipe Luz Wanderley
Curso: Tec. Em Seg. do Trabalho
Nº: 7047
Introdução.

Com a industrialização em crescente expansão, os organismos vivos estão em contato contínuo com inúmeros agentes tóxicos em todos os ambientes, produtos tóxicos estão na comida que comemos, na água que bebemos e no ar que respiramos. De acordo com informações daOrganização Mundial da Saúde, estima-se que ocorrem no Brasil cerca de doze mil casos de intoxicação todos os dias. Como a previsão é de uma morte a cada mil casos, a conclusão é que cerca de doze brasileiros morrem intoxicados por medicamentos e/ou outras substâncias químicas todos os dias.
Dependendo das propriedades químicas ou físicas, estes produtos podem ser absorvidos principalmente pelotrato gastrintestinal, pulmões e/ou pele. Felizmente o nosso organismo tem a capacidade de biotransformar e excretar estes compostos na urina, fezes e ar expirado. Entretanto, quando a capacidade de absorção excede a capacidade de eliminação, compostos tóxicos podem ser acumulados em concentrações críticas em um determinado órgão alvo do nosso organismo.
O conhecimento da disposição das substânciasquímicas no organismo, bem como de seus produtos de biotransformação é de grande importância quando é analisada a toxicidade das substâncias que agridem os organismos vivos.
A Toxicologia vem, portanto nos ajudar a entender os efeitos nocivos causados pelas substâncias químicas ao interagirem com os organismos vivos, tendo por objetivo a avaliação do risco de intoxicação, e desta formaestabelecer medidas de segurança na utilização e conseqüentemente prevenir a intoxicação, antes que ocorram alterações da saúde.






Identificação dos produtos químicos


Analisar as diferentes operações e processos para identificar a presença de agentes físicos, químicos e biológicos que possam prejudicar a saúde do trabalhador;
Difundir as prioridades de monitoramento e controle ambientalnecessário;
Avaliar sob o ponto de vista da higiene industrial os processos e as modificações necessárias de equipamentos, visando o adequado controle dos potenciais de exposição
Ao lidar com produtos químicos, a primeira providência é ler as instruções do rótulo, no recipiente ou na embalagem, observando a classificação quanto ao risco à saúde (R) que ele oferece e à medidas de segurança para otrabalho (S). Por exemplo: um produto químico X tem R-34 e S-10, isto significa que ele é um produto que provoca queimaduras e que deve ser mantido úmido. Portanto, conhecer a classificação, torna-se possível obter-se informações quanto a forma correta de manipular, estocar, transportar e descartar os resíduos do produto. Referente ao transporte, observar, também, a forma como foi acondicionado eembalado e adotar os mesmos cuidados para realizá-lo com segurança.
 Rotulagem - Símbolos de Risco
A rotulagem por intermédio de símbolos e textos de avisos são precauções essenciais de segurança.
Os rótulos ou etiquetas aplicados sobre uma embalagem devem conter em seu texto as informações que sejam necessárias para que o produto ali contido seja tratado com toda a segurança possível.
Éperigoso reutilizar o frasco de um produto rotulado para guardar qualquer outro diferente, ou mesmo colocar outra etiqueta sobre a original. Isto pode causar acidentes.
Quando encontrar uma embalagem sem rótulo, não tente adivinhar o que há em seu interior. Se não houver possibilidade de identificação, descarte o produto.


 Facilmente Inflamável (F)

Classificação: 
Determinados peróxidosorgânicos; líquidos com pontos de inflamação inferior a 21oC, substâncias sólidas que são fáceis de inflamar, de continuar queimando por si só; liberam substâncias facilmente inflamáveis por ação da umidade.
Precaução: 
Evitar contato com o ar, a formação de misturas inflamáveis gás-ar e manter afastadas de fontes de ignição.



 Extremamente Inflamável (F+)

Classificação: 
Líquidos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia ocupacional
  • Toxicologia Ocupacional
  • Trabalho Toxicologia Ocupacional
  • Toxicologia ocupacional e ambiental
  • Doenças ocupacionais e toxicologia do trabalho
  • SAÚDE OCUPACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!