educacao corporativa

Páginas: 16 (3854 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
Educação Corporativa
Segundo o site Brasil Escola a Educação Corporativa, que alguns chamam de educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição.
Já o conceito do Ministério do Desenvolvimento é que a Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada degestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamenterelacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
As citações não se opõem, porém trazem diferentes dimensões dessa reflexão a qual o grupo que está realizando a pesquisa tem intenção de adentrar.
Historicamente utiliza-se o termo "educação corporativa" desde a década de 1950, quando a General Eletric lançou a Crotonville (1955)(QUARTIERO; BIANCHETTI, 2005). Sua origem é nos Estados Unidos, quando muitas empresas, determinadas a tornarem-se líderes empresariais na economia global, lançaram a educação corporativa com veículo para ganhar vantagem competitiva (MEISTER, 1999). Nessa década, só nos Estados Unidos, essas instituições passaram de 400 para 2000, e estimativas indicam que, no Brasil, temos pelo menos 50 das chamadas"universidades corporativas".
Para a autora, que é uma das precursoras da fase contemporânea do movimento, a educação corporativa é mais do que um processo, é um "trabalho em andamento", e a define como um "guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais, além de um laboratório de aprendizagempara a organização e um pólo de educação permanente" (MEISTER, 1999, p. 8).
Segundo Meister (1999), o modelo de educação corporativa é sustentado por cinco grandes forças do cenário global: o surgimento da educação por processos, horizontalizada e flexível; a emergência da gestão do conhecimento; a volatilidade da informação e a obsolescência do conhecimento; o foco na empregabilidade: educar parao trabalho, não para o emprego; e a mudança no foco da educação geral.
As empresas mais bem-sucedidas, ao invés de esperar que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa. Abandonaram o paradigma de que a educação seria um capítulo da responsabilidade social da empresa epassaram de forma muito pragmática a entender que o diferencial decisivo de competitividade reside no nível de capacitação em todos os níveis de seus funcionários, fornecedores principais, clientes e até mesmo membros da comunidade onde atuam. (MEISTER, 1999, p. xv)
A autora afirma que a educação corporativa é uma iniciativa organizacional que visa a garantir um processo contínuo e estruturado deaprendizagem vinculada a objetivos estratégicos. Ela pode ser definida como um sistema de desenvolvimento de pessoas, pautado pela gestão por competências, cujo papel é o de servir de ponte entre o aprimoramento pessoal e a estratégia de atuação da instituição. Constitui-se numa forma inteligente de as organizações assumirem o domínio do negócio de educação e treinamento, garantindo o melhoraproveitamento de recursos e vinculando os programas de treinamento à produção de competências necessárias para as estratégias do negócio.
Para Meister (1999), o objetivo da educação corporativa é obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem a metas e resultados estratégicos reais da empresa. "A essência da organização do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação Corporativa
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação corporativa
  • Educação corporativa
  • Educação corporativa
  • educação corporativa
  • Educação corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!