subjetividade x objetividade

Páginas: 2 (262 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Subjetividade x Objetividade
Quantas vezes não ouvimos: "Ah, isso é subjetivo. Depende de cada um."?! A partir dessa comum frase podemos explorar, de umaforma bem clara, o conceito de subjetividade. Em vias objetivas (perdoem o trocadilho), subjetividade é aquilo que existente no sujeito; individual, pessoal,particular. E subjetivar, o que é? ou indo mais além: o que é e como subjetivar a objetividade? Qualquer pessoa pode pensar: "Agora complicou tudo"! Mas não. Vamosentender isso bem agora.
Subjetivar a objetividade é trazer aquilo que é objetivo para o seu campo pessoal, para os seus pensamentos e consequentemente para a suainterpretação. De forma mais clara, objetividade vem daquilo que é objetivo, aquilo que é real. Então subjetivar a objetividade é trazer para o seu campo possoalde idéias aquilo que é real, que é válido para todos, e não apenas para um indivíduo. Quando uma banda toca uma música, é objetivo que o efeito sonoro que elaemite é recebido pelos nossos ouvidos, porém é subjetivo que ela traga "paz ao coração".
Objetivo, como vimos um pouco acima, é aquilo que é real, válidos paratodos os indivíduos, e não apenas pra um. Partindo dessa premissa, o efeito de objetivar a subjetividade significa tornar real, tornar concreto aquilo que éválido apenas para um indivíduo, o pensamento ou idéia de uma pessoa. Um homem que acredita que as empresas crescem se seus funcionários trabalharem motivados, é umpensamento subjetivo. Mas se ele conseguir motivar os funcionários e provar isso na prática, torna-se algo objetivo, real, visível e válido para todos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Objetividade e subjetividade
  • Objetividade, neutralidade e subjetividade cientifica
  • Objetividade e Subjetividade nos Projetos
  • Como questionamos a subjetividade e a objetividade alheia indevidamente
  • o PROBLEMA DA OBJETIVIDADE E DA SUBJETIVIDADE NAS TEORIAS SOCIAIS
  • Objetividade e subjetividade nas ciências jurídicas e sociais: durkheim e weber
  • A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA PSICOLOGIA
  • Resenha: "gestão com pessoas, subjetividade e objetividade nas organizações.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!