112333665544882522

Páginas: 2 (309 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A evolução da histografia no mundo ocidental. O que é história?
Desde sua criação, o estudo de história vem se modificando. Vários fatores são responsáveis por esta mutação. Um dos maissignificativos é a forma como o indivíduo se apresenta em seu meio. Sua visão da sociedade e seu grau de consciência serão fatores determinantes na apresentação desta visão para restante do coletivo.
Aprincipal característica do historiador é registrar os acontecimentos. No entanto, este processo passou por várias transformações no decorrer dos tempos. O historiador saiu da condição de relatarfatos singulares, ou seja, momentos referentes a períodos da vida de um indivíduo ou de pequenas comunidades organizadas, para registrar períodos que contribuíram, em muitos momentos, para evolução dahumanidade.
O ato de descrever os fatos históricos é uma tarefa de exercício tanto corporal quanto intelectual, pois a partir do momento que o indivíduo se predispõe a executar esta função énecessário que o corpo e a mente estejam em total sintonia. Estamos falando de acontecimentos da vida, personagens reais. Sendo assim, quando conseguimos relatar um acontecimento que até o momento não erade conhecimento do coletivo, e percebemos que quem recebe a informação reconhece naquele relato que ele também faz parte deste contesto, notamos que a organização das ideias cumpre sua finalidade.O Homem é o principal insumo no estudo da história. Primeiramente temos que entendê-lo: compreender como vive e qual seu papel na sociedade. Fazendo isso, ficara mais fácil identificar os errose acertos que foram cometidos em determinados momentos. Compreendendo o tipo de ideologia de determinados indivíduos, faremos uma melhor descrição do momento. Concluímos que não basta apenas descreveros acontecimentos, temos que entender o estilo de vida e a forma de pensar dos personagens descritos. Isso permitira uma análise, da parte do historiador, mais bem elaborada e com menos margens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!