sintese texto cinco notas

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Síntese de apresentação seminário sobre o texto:
CINCO NOTAS A PROPOSITO DA QUESTÃO SOCIAL

Introdução:
Netto, no texto afirma que na contemporaneidade em que vivemos a “questão social” é o objeto de trabalho do Serviço Social, sua matéria-prima, quando o diz que a “questão social” é “incontornável e praticamente consensual”.
Onde o que tange a “questão social” é uma fonte inesgotável depesquisas, no Brasil, na América Latina, na Europa, pois à medida que o capitalismo cresce e que a desigualdade eclodiu as expressões da “questão social” reflete em um conjunto de larga esfera social na vida cotidiana da sociedade. A qual, a atuação do Serviço Social precisa estar respaldada em sua referencia teórico-metodológica, teórica política, portanto, faz-se necessariamente aprofundar-senos questionamentos da temática citada nas academias de formação, na prática cotidiana para uma averiguação do impacto da “questão social” na realidade sociável a qual se expressa de multiformas.

1.
Segundo NETTO, o pauperismo tem um efeito maçante sobre a população trabalhadora, mediante o alavancado crescimento da produtividade, ou melhor, ao intenso crescimento da capacidade social deproduzir riquezas por meio da produtividade, riquezas essas que dela jamais a classe trabalhadora usufruiria.
Essa onda ficou conhecida como um fenômeno do pauperismo, onde empregou-se a expressão “questão social”.
Esta expressão “questão social” evidencia-se na terceira década do séc. XIX, à medida que o desenvolvimento, e crescimento no setor industrial enfraquecia o poder da posse material daclasse operária, até mesmo das coisas básicas de subsistência.
O que teve impasses sócio-políticos, porque os trabalhadores operários não tiveram um posicionamento conformista, naturalizador sobre a “questão social”, promovendo forte confronto com as instituições sociais existentes.



2.
Netto, afirma que a partir da segunda metade do século XIX a expressão “questão social” deixa de ser usadaindistintamente (para todos, sem olhar para quem) por críticos sociais de diferentes lugares do espectro ideo-político, encaminha-se em um vocabulário próprio e conservador.
A Revolução de 1848 foi divisora de águas, de um lado os progressistas e a burguesia de outro a classe trabalhadora e o pauperismo.
Para que a manutenção da ordem capitalista fosse mantida, a “questão social” era naturalizadacrescente na sua estrutura histórica como no âmbito conservador laico.
As manifestações imediatas da sociedade moderna, ou seja, burguesa, eram vistas como desordem da sociedade, Netto cita o sociólogo Durkheim e sua escola sociológica, como se a classe trabalhadora pudesse se enquadrar a uma ordem correta. Durkheim defendia que as pessoas eram vistas como coisas, como objetos passíveis deanálise, “assim como a biologia se debruça ao estudo de uma planta”. Entendiam que a pobreza era uma doença da sociedade, uma vontade divina, era moralizadora.
Sobretanto para entender a “questão social”, que toca e destrincha os fundamentos da sociedade burguesa, afirma Netto que temos aqui um reformismo a conservar.
Com a explosão de 1848, o proletariado assumiu a condição de classe em si, declasse para si, pois essa explosão feriu vários seguimentos e consentiu-se que a “questão social” necessariamente colada à sociedade burguesa.

3.
Conforme Netto, a consciência política não é mesmo que compreensão teórica e menciona que a classe trabalhadora demorou a entender a questão a reprodução da “questão social”.
Fala de Karl Marx e suas obras, sobre o capitalismo e a “questão social” e opauperismo.
A análise marxiana da “lei geral da acumulação capitalista” contida no vigésimo terceiro capítulo do livro publicado em 1867, revela a anatomia da “questão social” sua complexidade, e suas particularidades.
O desenvolvimento capitalista produz compulsoriamente a “questão social” - diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da ”questão social”.
A análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO Texto Cinco Notas A Proposito Da Quest O Social
  • Síntese do texto: as cinco dificuldades para escrever a verdade social
  • Cinco notas a proposito
  • Cinco notas de serviço social
  • Sintese de texto
  • Síntese de texto
  • Cinco lições de psicanálise
  • sintese do texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!