Relatorio Conceitos Basicos Da Matematica Financeira Juros Simples E Compostos

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
Sumário
Etapa 1 (Passo 1) 2
Introdução 2
Conceitos de Capitalização 3
Conceito de Capitalização Simples 3
Conceitos de Capitalização Composta 4
HP 12c e sua importância na área de Administração 4
Passo 2 (Caso A) 5
I - Total do casamento: 5
II – Empréstimo do amigo 5
III - Cheque especial 6
Caso B 6
Passo 3 6
Etapa 2 6
Conceitos de séries de pagamentos uniformes – Postecipados e Antecipados. 6Caso A 9
I – Valor do aparelho Blu-Ray 9
II – Taxa média da poupança 9
Caso B 9
I – Valor da Prestação 9
Conclusão 10
Bibliografia 11


Etapa 1 (Passo 1)

Introdução
Não e possível precisar uma data especifica do surgimento da matemática. Os conhecimentos matemáticos vieram a partir da necessidade do ser humano de resolver problemas do cotidiano e com a chegada do dinheiro surgiram novosproblemas e assim foi preciso criar novos mecanismos dentro da matemática para adequar essas novas questões envolvidas com o dinheiro, então se criou a matemática financeira. A matemática financeira dedica entre outras coisas a estudar a relação entre o tempo e o dinheiro e não se restringe somente a isso. Questões que necessitam o cálculo de média, estatísticas e possíveis lucros e prejuízos tambémestão presentes. A matemática financeira e fundamental para o administrador de empresa, seu uso juntamente com outras ferramentas como a calculadora HP 12c auxiliam na precisão das informações e controle dos números obtidos. Sendo assim e possível criar diversos relatórios, planilhas de acompanhamentos, analise de qual o melhor investimento e também a melhor alternativa na busca por financiamentosmais atrativos no mercado, ajudando os administradores na condução e gerenciamento da sua empresa. Neste relatório vamos estudar mais sobre o conceito e aplicação do regime de capitalização simples e composta e também sobre a importância da calculadora HP 12c na administração de empresas.








Conceitos de Capitalização
As operações financeiras em sua maioria se apoiam em duas formas decapitalização: a simples e a composta. Muitas decisões tomadas pelo Banco Central (Bacen), por exemplo, afetam diretamente tais operações. A taxa básica de juros divulgada a cada reunião do Copom (Conselho de Politica Monetária) representa o custo básico do dinheiro na economia. Quanto mais alta for essa taxa maior será o custo do dinheiro tanto para o consumidor quanto para as empresas. A contrapartidaestá na remuneração das aplicações que também se eleva e pode desestimular o consumo e os investimentos na produção. (GIMENES, 2009. p.19.)

Conceito de Capitalização Simples
O regime de capitalização simples está mais relacionado a operações inferiores a um e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros. Podemos citar o exemplo do cheque especial cobrado dentro de um mês. No regime decapitalização simples os juros incidem somente sobre o valor presente emprestado ou aplicado, qualquer que seja o tempo.
Formula: J= P*i*t
Fn= P+J
Exemplo:






Conceitos de Capitalização Composta
O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos que o período de capitalização e superior a um. Podemos citar o exemplo dos empréstimos CDC (crédito direto ao consumidor)disponibilizados por bancos o financiamento de imóvel ou veiculo e a remuneração das aplicações capitalizadas dentro de um ano esse e o regime que está mais presente no nosso dia a dia financeiro.
Formula: Fn = P (1+i)n
Exemplo:


HP 12c e sua importância na área de Administração
Estamos vivendo a era do conhecimento o mercado de trabalho está em constante evolução e exige muito dos profissionais que estão nalinha de frente das empresas para que compreendam as consequências financeiras de suas decisões e ações. Muitas empresas buscam expandir o seu negócio e investir em equipamentos para que se possa produzir cada vez mais e mais. Existem diversas possibilidades de investimento para as empresas, mas nem sempre existe o capital disponível para atender essa demanda surgindo sempre um problema a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos básicos/juros simples e compostos
  • matemática financeira juros simples e compostos
  • Matemática Financeira
  • Matemática financeira
  • Matemática financeira juros simples e compostos
  • Matemática Financeira
  • Matemática financeira: juros simples e composto
  • Matematica Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!