administra o cientifica

Páginas: 17 (4041 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA







ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA











SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PERCURSSOR E PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA 5
3. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO 6
3.1. Princípio do planejamento 6
3.2. Principio da preparação dos trabalhadores 7
3.3. Princípio do controle 7
3.4. Princípio da execução 7
4. METODOLOGIA TAYLORISTA DE ESTUDO 7
5. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DOTRABALHO 8
6. BENEFICIOS PARA OS TRABALHADORES NO METODO DE TAYLOR: 9
7. BENEFICIOS PARA OS EMPREGADORES NO METODO DE TAYLOR 9
8. APRECIAÇÃO CRÍTICA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 10
8. CONCLUSÃO 17
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 18
10. ANEXOS 19












1. INTRODUÇÃO
Administração surge como uma ciência que mudaria a forma de gerenciar e supervisionar uma empresa. Surge então a Escola deAdministração Cientifica a qual teve como percussor o engenheiro americano Frederick Wilson Taylor, que levaria ao extremo suas idéias, bem como seus valores e crenças para o ”chão de fabrica”, com o intuito de aumentar a eficiência industrial, tendo como ferramenta primordial a observação e a mensuração dos tempos e movimentos, como forma de elevar os níveis de produtividade por meio das técnicas deengenharia industrial.
Taylor deixa um legado de seguidores de suas teorias como Emerson, Gilbreth, Ford e tantos outros que se basearam em seus princípios para que alcançassem êxito na administração da produção das fabricas. Nesse contexto surge na década de 1920 à Engenharia Industrial, que reinaria no chão das fabricas até o final da década de 1980, quando surge a Teoria das restrições, a qualexplicava que o fluxo de produção possui o seu nível máximo de eficiência determinado pelo seu ponto de maior ineficiência, ou seja, para melhorar sua produtividade a fabrica precisa descobrir onde se localiza as restrições e estrangulamento ao longo da cadeia produtiva, em outras palavras, onde se concentra o gargalo da fábrica. Portanto, o presente artigo pretende contribuir para o balizamento efundamentação teórico/prático da ciência denominada administração.









2. PERCURSSOR E PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Frederick Wislow Taylor nasceu no dia 20 de março de 1856, nos Estados Unidos, estado da Pensilvânia, mais precisamente no subúrbio da Filadélfia, em uma cidade chamada Germantown. Filho de um advogado, de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Taylor sempre terminavasuas lições antes de seus colegas, e ao invés de aproveitar o tempo vago, ele ficava obcecado em comparar o tempo gasto por diferentes indivíduos na realização de uma tarefa comum.
Sua família desejava que fosse para Boston com o intuito de se formar em leis, no entanto, aos dezoito anos Taylor foi trabalhar como aprendiz em uma oficina mecânica nas localidades de sua casa (Oficinas Sharpe), ondetrabalhava em máquinas e ferramentas, permanecendo nessa atividade por quatro anos.
Enquanto Taylor trabalhava e estudava, evidenciava suas atenções em como o entusiasmo poderia tornar o trabalho mais eficiente e produtivo. No ano de 1878, ao acabar suas atividades de aprendiz, foi admitido na Midvale Steel Company, uma oficina de construção de máquinas, onde conseguiu a primeira oportunidadeefetiva de por à prova suas teorias. Começou como operário, logo passou a escriturário, maquinista, e a seguir sua iniciação como contramestre (gerente). Continuou sua progressão na década de 1880, alcançando o cargo de engenheiro-chefe, quando despertou o seu interesse e empenho pelas invenções. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o auxílio no corte de metais e concluiuque o avanço da tecnologia deve acompanhar seqüencialmente a evolução organizacional. Ainda nessa época – na Midvale Steel-, iniciou o estudo do tempo e conseguiu fazer o estudo do movimento como parte de sua técnica de estudo dos tempos. No fim do século XIX, mais precisamente no ano de 1900, ele começa a revelar ao país (Estados Unidos) o sucesso que conseguira obter, mostrando a todos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administra o cientifica
  • E A ADMINISTRA O CIENTIFICA Esse
  • Principos da Administra o de Cientifica de Taylor
  • ADMINISTRA O CIENTIFICA E CLASSICA
  • TAREFA 2 ADMINISTRA O CIENTIFICA
  • Efeitos da administra o cientifica
  • Disciplina Administra ao cientifica
  • Teoria Cientifica Da Administra O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!