Andragogia

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. Busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos,biológicos e sociais. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças.
Para a educação de adultos é necessário criarum ambiente de ensino-aprendizado específico, uma vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores. Este novoambiente deve levar em consideração que na educação de adultos os temas a serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos aprendizes, pois são indivíduos independentes e que sóaprendem aquilo que lhes é de interesse e que têm aplicação prática. Os aprendizes adultos ficarão estimulados para o aprendizado a medida que conseguirem vislumbrar a utilidade do que irão aprender,para enfrentar os problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
Este método foi criado pelo norte-americano Malcolm Knowles, na essência é a redefinição do papel do professor universitário ou doprofessor que ministra para adultos.

A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor. Veja:

Necessidade de saber: Os adultos precisam saber qual anecessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.

Autoconceito do aprendiz: Os adultos são  responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encarados etratados como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.

Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são à base do aprendizado.Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo  parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia
  • Andragogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!