Ciberativismo

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
Ciberativismo, é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação  tradicionais, permitindo-lhes "driblar" o monopólio da opinião pública por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões.
Hoje em dia ossites ciberativistas são muitos e estão espalhados pelo mundo inteiro. O do MST (Movimento sem terra) hoje é um site de grande alcance, com tradução para outros idiomas, espalha seus ideais dentro e fora do Brasil, sempre evitando usar estrangeirismos.
As noticias da primeira aparição ativista social que se tem noticia, são do Exército Zapatista de Libertação Nacional, 1994, em listas de discussão,e-mails e site FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos), mas só em 1996 criaram sua própria homepage onde podiam reivindicar os direitos indígenas ao mesmo tempo em que aproximavam seu discurso ao de novos movimentos sociais esquerdistas e ampliavam o seu campo de batalha.

O que é ciberativismo?
É uma forma de ativismo pela internet, também chamada de ativismo online ou digital, usada paradivulgar causas, fazer reivindicações e organizar mobilizações.
celulares e internet. É com essas “armas” que a juventude está indo para as ruas manifestar contra o aumento no preço das passagens de ônibus. O ciberativismo, apontado como elemento fundamental na derrubada de regimes árabes e nas ocupações de espaços públicos nos EUA e na Europa em 2011, mostra a sua força em terras tupiniquins. PeloFacebook, os organizadores do Movimento Passe Livre (MPL) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que uma boa parcela participou efetivamente dos protestos realizados nesta segunda-feira em diversas cidades do país.

              Ciberpunks, hackers, estudantes e nerds conectados configuram a “massa virtual inicial” dentro das redes sociais, a qual coloca em evidência umaou mais causas políticas. A faísca inicial que irá incendiar todo o palheiro.
Os ciberativistas sabem entretanto que ações virtuais possuem pouco ou nenhum efeito sobre as estruturas “concretas” de poder. Neste sentido, pode-se dizer que um dos objetivos do ciberativismo é a materialização de perfis virtuais em pessoas de carne e osso, capazes de juntas, nas ruas e espaços públicos das cidades,lutarem por seus direitos e suas causas.

TIC 2011 - Acesso à Internet nos Domicílios
Publicado por: CRISTIANE DE OLIVEIRA em 03/10/2013

 Comentar
 
     Os resultados pesquisa TIC Domicílios retratam um avanço expressivo da presença das tecnologias de informação e comunicação nos lares brasileiros e de seu uso pelas pessoas, principalmente no que diz respeito às tecnologias móveis, como celulares,notebooks e modens 3G. O crescimento da proporção de domicílios com acesso à Internet foi o maior de toda a série histórica, monitorada desde 2005. A pesquisa revelou crescimento do acesso ao computador nos domicílios brasileiros. A proporção de domicílios com esse equipamento, que era de 35% em 2010, cresceu para 45% em 2011, apresentando um aumento de dez pontos percentuais no período.
      Ousuário da Internet no Brasil caracteriza-se, principalmente, por aproveitar a rede para a comunicação (por exemplo, o uso de redes sociais), a procura de informações (com destaque para os buscadores como o Google) e para lazer (portais, jogos, etc.). 
     Os usos relacionados a serviços financeiros apresentam proporções ainda tímidas em relação aos demais. país tem avançado no que diz respeito àposse e ao uso das tecnologias de informação e comunicação. Entretanto, o quadro de profundas desigualdades sociais se reflete na distribuição do acesso e do uso da Internet e do computador. 
     Para que os indicadores de acesso às TIC no país continuem avançando, é fundamental que as desigualdades digitais entre as regiões do país sejam reduzidas. Portanto, um dos desafios centrais para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciberativismo
  • Ciberativismo
  • Ciberativismo
  • Ciberativismo
  • Ciberativismo
  • Ciberativismo
  • Ciberativismo Atual
  • Ciberativismo e Cibercultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!