REFERENCIAL TE RICO

Páginas: 8 (1827 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com STACHERA e CASAGRANDE (2006) a indústria da construção civil é de suma importância para o Brasil, não apenas pela imensa quantidade de dinheiro que circula no mercado construtivo, mas também pela quantidade considerável de recursos naturais e energéticos envolvidos para que a indústria funcione.
Segundo (Gervásio, 2008), O aço é normalmente identificado comoum material “amigo do ambiente” devido essencialmente ao seu potencial de reciclagem. No entanto, não são só os benefícios ambientais do aço que contribuem para os objetivos da construção sustentável. As estruturas metálicas apresentam características naturais que se coadunam com os requisitos da construção sustentável e que tornam este tipo de construção imbatível na realização dos mesmos.
Aconstrução em aço, além de ser extremamente versátil e durável, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. O aço é material 100% reciclável podendo, esgotada a vida útil da edificação, retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade. A construção com estruturas em aço utiliza tecnologia limpa, reduz sensivelmente osimpactos ambientais na etapa de construção e, concluída a obra, garante segurança e conforto aos ocupantes da edificação. As construções em aço aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas presentes do consumidor em relação à qualidade de vida de futuras gerações. (CENTRO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO EM AÇO, 2014).
A empresa especialista em siderurgia (Mega Aço, 2014), diz que o açofigura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. O setor estimula a coleta e recicla o aço contido nos produtos no final de sua vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda das características mecânicas do material. Além do retorno ao ciclo de sua matéria-prima, o setor do aço aderiu aos princípios e valores do desenvolvimentosustentável, por meio do uso mais racional dos recursos naturais e insumos. A adoção de tecnologias limpas, os programas de conservação de energia e de recirculação de águas, a manutenção de usinas eficientes e mais produtivas, as parcerias com universidades, instituições de pesquisa e outros segmentos industriais para promover estudos e projetos de racionalização do consumo de matérias-primas e insumos, sãoalguns dos exemplos do compromisso do setor com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
O aço traz mais velocidade à obra, o que representa vantagem para as construtoras. Entre as vantagens da construção em aço está o baixo índice de erros durante a obra, devido à alta industrialização do processo, aumentando a rentabilidade do negócio. Além disso, todo o empreendimento – da fundação aoacabamento final do prédio – pode ficar pronto em um período de seis meses, metade do tempo normal para uma obra feita com estrutura de concreto. (PORTAL METALICA, 2010).
Como relata o (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, 2009), as construções em aço podem ser todas realizadas nas fábricas e apenas montadas no canteiro de obras, enquanto a madeira geralmente é retirada dentrode áreas florestais e longe dos canteiros de obra, gastando-se tempo e dinheiro com o transporte por caminhões. As construções em madeira também não podem acontecer quando está chovendo, coisa que não ocorre quando se usa o aço. A construção popular pode ir além da construção dos telhados, ela pode envolver toda a casa e ajudar a resolver o déficit brasileiro de 6 milhões de moradias. O sistemautilizado é chamado de Steel Frame.
A definição “Steel Frame” vem do inglês steel que significa aço e frame que vem de frame que significa moldura, estrutura ou esqueleto. O “Steel Frame” pode ser definido como um processo pelo qual um “esqueleto” estrutural em aço é composto por diversos elementos individuais ligados entre si, estes passam a funcionar como um conjunto resistente as cargas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Referencial te rico
  • Referencial Te Rico
  • Referencial Te Rico
  • REFERENCIAL TE RICO
  • Referencial Te rico
  • Referencial Te rico
  • REFERENCIAL TE RICO
  • Referencial Te Rico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!