Resumo Do Texto 1 E 3

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
Docente: Sandra Guimarães
Monitora: Júlia Rabelo
Turmas: DI1MA – DI1MB – DI1TA – DI1NB
As origens da Filosofia
Condições do nascimento da Filosofia: Novos problemas surgem no horizonte da cultura grega, a filosofia aparece, pois, para solucioná-los.
Filosofia é o campo de reflexão de um saber que anteriormente não existia, ela vem de forma sistemática, ou seja ,dotada de racionalidade que nosséculos anteriores não existia.
Quadro da cultura grega arcaica antes da filosofia:  Sociedades arcaicas: Pensamento mítico era predominante. Civilização profundamente oral, a educação era feita por meio de transmissão por cantos poéticos - como memória coletiva – o conhecimento derivava da tradição. O processo de gênese do universo era explicado através dos mitos, como criação feita pelosdeuses. O “maravilhoso” (thauma) era admirado, não questionado. Tinha-se uma crença cega, que se justifica pelo “sentimento do divino”. Não havia justificação do conhecimento, ele era passado de forma dogmática (todos creem, mas ninguém questiona).
Contexto histórico à tradição dos Milésios: Transformações sucessivas ocorrem na sociedade grega, inclusive a formação das cidades-estados, Pólis. Assimé necessário que surja uma forma de sabedoria com reflexões morais e políticas. Mudanças geográficas nas cidades, tem-se o fim da Acrópole onde o conhecimento era para poucos, para o debate na Ágora – em praça pública.
IV a.C -> Miletos -> Jônios: Tales, Anaximandro e Anaxímenes -> Filósofos Milésios.
Com a florescência dessa escola acontece o “milagre grego”, que abre espaço para uma nova formade inteligibilidade acerca do mundo. A explicação sai do campo do sobrenatural, para explicação pela matéria. Começa-se a pensar criticamente. Os Milésios investigavam a Physis, o princípio racional das teses destes, era achar a razão das coisas em uma investigação da acerca da natureza. Assim os Milésios criam um novo modo de compreensão, a razão não se baseia mais em imagística, em uma visãosagrada de ordenação do cosmos, mas numa inteligibilidade imanente a natureza que a ordena. Para os Milésios o incrível (thauma) não fascina mais, ele propõe questionamento, o conhecimento deveria ser exposto, debatido, público. O conhecimento se concretiza por questionamento. É uma verdade aberta acessível a todos, e que tem sua validade no livre questionamento.
Assim o “corte” a “ruptura” queestes proporcionam é esse passagem da oralidade para o conhecimento escrito, é não se ter mais uma narrativa ligada à tradição, mas sim uma teoria explicativa fundamentada na razão para a explicação da natureza e do cosmo. Nessa passagem muda-se a fundamentação teórica das formas de criação e passagem de conhecimento, o modo de investigação do pensamento é o NOVO.
Assim os Milésios abrem o caminhode pensamento que um dia iria se tornar a filosofia, que aparece em Platão e Aristóteles. Que apesar de não ter adentrado ao campo da filosofia, deram o pontapé inicial a essa forma de pensamento. Assim estes pensadores não são filósofos. Eles apenas contribuem de forma significativa para o início dessa forma de pensamento.
Pós – Milésios -> A partir do século V há recusa da physis e começa abusca pela essência. Assim essa nova forma de pensamento rompe com a tradição da physis. A noção dos milésios de que um único elemento deu origem a tudo, era tida como ilusória e inconsistente. E para se ter uma inteligibilidade perfeita, não é necessário só desmascarar o divino, o raciocínio deve ser transparente em si mesmo e não ter incoerências. Assim o sensível por ser incerto, relativo econtraditório decai, por não se poder fundamentar lógica e demonstrativamente a relação de harmonia entro o fato e o que se propõe. A nova forma de saber necessita ser precisa e sólida, ser passível de demonstração. A inteligibilidade plena está além do mundo sensível, ou seja é por detrás das aparências que se encontra o verdadeiro objeto do filósofo.
A filosofia substitui o pensamento religioso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumos Texto 3 E 4
  • Resumo Do Texto 3
  • Resumo Do Texto 3
  • Pesquisa Texto 3 1
  • RESUMO TEXTO 3
  • Resumo texto 1
  • 1 PRAGA RESUMO DO TEXTO
  • Resumo texto 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!