radiologia

Páginas: 13 (3147 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
INCIDÊNCIAS DE TÓRAX

1. Frente – incidência AP (anteroposterior)

Posicionamento: Paciente em posição ostostástica, OS (plano sagital) perpendicular à estativa, mãos apoiadas na cintura com projeção anterior dos cotovelos até encostar na placa.
Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC (raio central) coincide com o centro do filmeaproximadamente na altura da linha que une os ângulos inferiores das escápulas.
Projeção: tórax de frente, incluindo os ápices e os recessos costo-diafragmáticos. Obter a imagem com o paciente em inspiração máxima.
Parâmetro técnicos:
DFFI: 1,80m
Filme: 35X35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim

2. Perfil – incidência PE (perfil esquerdo)
Posicionamento: paciente em posição ostostástica. OSparalelo à estativa, mãos sobre a cabeça segurando os cotovelos
Incidência: nesta incidência a borda superior do chassi fica 5 cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura do ângulo inferior da escápula.
Projeção: tórax em perfil, incluindo os ápices e os recessos costo-diafragméticos. Obter a imagem com o paciente em inspiração máxima. O perfil derotina é o PE (perfil esquerdo – lado esquerdo em contato com a estativa).

Parâmetros técnicos
DFFi: 1,80
Filme: 35X35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim

3. Incidência AOD (oblíqua anterior direita)
Posicionamento: paciente em posição ostostástica, PS fazendo um Ângulo de 45º graus com a estativa. Lado direito e face anterior do paciente voltados para a estativa, mão direita apoiada nacintura e mão esquerda sobre a cabeça.
Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura da linha que une os ângulos inferiores das escápulas.
Projeção: tórax oblíquo. Nesta incidência, a área cardíaca fica situada entre o esterno e a coluna vertebral. O limite posterior da área cardíacarepresentando pelo átrio e ventrículo direito pode ser mais bem visualizado administrando-se contrastes baritados no momento da exposição. Para isso, solicita-se aos paciente que engula uma porção de contraste e, em seguida, que respire fundo e prenda a respiração. Nesse momento, realiza-se a exposição.

Parâmetro técnicos
DFFi: 1,80
Filme: 35X35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim
Resultado:evidencia-se a área cardíaca limitada anteriormente pelo esterno e posteriormente pelo esôfago que acompanha a coluna vertebral.
4. Incidência OAE (oblíqua anterior esquerda)
Posicionamento: paciente em posição ortostástica, OS fazendo um Ângulo de 45º graus com a estativa, lado esquerdo e face anterior do paciente voltados para a estativa, mão esquerda apoiada na cintura e mão direita sobre a cabeça.Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura da linha que une os ângulos inferiores das escápulas.
Projeção: tórax oblíquo. Nesta incidência, há desdobramento do arco aórtico visualizando de forma discreta sobre os campos pleuropulmonares. Obter a imagem com o paciente em inspiraçãomáxima.
Parâmetros técnicos
DFFi: 1,80
Filme: 35x35 ou 35X43
Grade antidifusora: sim
Resultado: evidencia-se a área cardíaca e sua relações com o arco aórtico e grandes vasos.

5. Decúbito lateral com raios hrizontais (D ou E) AP. (incidência de hjelm-laurell)
Posicionamento: paciente em decúbito lateral direito para a incidência à direita, em decúbito lateral esquerdo para incidência àesquerda, OS perpendicular à estativa, braços sobre a cabeça, pernas flexionadas para melhor estabilidade.
Incidência: nesta incidência, a borda superior do chassi fica 5cm acima do ombro do paciente. O RC coincide com o centro do filme aproximadamente na altura dos mamilos. A incidência é AP.
Projeção: tórax de frente. O decúbito tem por finalidade evidenciar eventuais níveis líquidos localizados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia
  • Radiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!