Quando a escola e de vidro

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Introdução

Parafraseando Paulo Freire: Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimentoderetorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de voltadopensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que serelacionamcom os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
Tendoessaautonomia em mãos a podemos usufruir em análises como a do texto da escritora Ruth Rocha abordado nesse trabalho, analisando os vários aspectos que o compõem, tendo como principal foco os diversostiposde repressão. E foi por meio deste trabalho que faço breves interações com trechos de Paulo Freire que é um dos maiores exemplos de educadores do Brasil.

Reflexão Filosófica do texto: QuandoaEscola é de Vidro – Ruth Rocha

O texto de Ruth Rocha não poderia ser mais metafórico e esclarecedor sobre o contexto da educação tradicional. A analogia da repressão, das cobranças, do padrão detodosos alunos terem de ser iguais e limitados por se inserirem num vidro nos faz perceber o quanto a educação tradicionalista é rigorosa, principalmente a de alguns 20 anos atrás.
É comum ouvirmosdenossos pais cobranças no quesito educação, que temos de valorizar nossa educação porque isso será a nossa herança futura, que é um dos maiores bens que eles podem nos proporcionar em vida éumaeducação de qualidade, que no tempo deles não havia os privilégios que tempos hoje da tecnologia e o principal, que no tempo deles a educação era tão rigorosa que chegavam a sofrer danos físicos quando......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola de vidro
  • quando a escola de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola é de vidro
  • quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • Quando a escola é de vidro
  • quando a escola é de vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!