Escola de Vidro

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Na minha opinião, esse texto pode ser associado a muitos aspectos na vida, possibilitando diversas analogias de se viver preso em um vidro. Não admiro muito os processos que tratam as pessoas comoiguais, sem considerar suas particularidades, vivências, crenças, entre outros. Sou a favor de quebrarmos os vidros! As pessoas devem aceitar as diferenças umas das outras e se unir, cada qual com seupotencial, em prol de melhorar o mundo que nos cerca.
Infelizmente ainda temos muitas escolas que usam os vidros, e também muitos professores que se acomodam e ficam com medo de experimentar coisasnovas, de “quebrar esses vidros”.Elas buscam, nas referidas obras, refletir sobre questões polêmicas que afetaram (numa determinada época) e continuam afetando o contexto educacional nos dias de hoje.Rocha retrata a repetência escolar como algo que mais sufocava os estudantes do que proporcionava nova oportunidade de aprendizagem, levando inclusive à evasão escolar.
Como por exemplo, no trecho“...aliás, nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros", "a gente não escutava direito o que os professores diziam, os professores não entendiam o que a gente falava..." (ROCHA,1986). Logo, o fracasso ou sucesso escolar é atribuído ao dom natural e ao mérito do indivíduo por se tratarem de linguagens diferentes. 
A autora evidencia no texto, colocando a avaliação comoinstrumento de dissimulação, camuflagem e mistificação, uma vez que a escola avalia igual, pessoas com oportunidades desiguais. Mesma crítica feita por Ruth Rocha, quando apresenta alunos diferentes, sendocolocados em "vidros" iguais, ou seja, sendo tratados com falsa igualdade de direitos. Ela afirma que há escolas que atendem a clientela de classes sociais privilegiadas e escolas que atendem a clientelasocialmente desfavorecida, e que, tanto o ensino quanto a avaliação, ajustam-se às características da clientela. No caso, então, das classes desfavorecidas, essa conduta cria a ilusão do sucesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola de vidro
  • Quando a escola e de vidro
  • quando a escola de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola é de vidro
  • quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • Quando a escola é de vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!