quando a escola de vidro

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar, Quando a escola é de vidro e a Escola experimental.

Existe uma relação explicita entre os textos olhando com o coração e sentido com o corpo inteiro com a escola de vidro, mas os mesmos textos apresentam um anseio muito grande por mudanças na forma do ensino.
Na escola convencional, representada pela escola de vidro,prevalece o modo conhecido por todos, onde existem salas de aula, classes, series e professores. O aluno é obrigado a adaptar-se aos padrões da instituição, como é relatado no texto escola de vidro, metaforicamente, que as crianças assim que entravam no colégio tinham que adaptar-se a estes vidros mesmo que estes não coubessem direito, forçando um estilo de ensino que não os deixavam livres paratrocarem conhecimentos e experiências de vida.
Muitos dos alunos que freqüentavam a escola de vidro estavam tão costumados a estar dentro desse padrão, de que o professor é quem sabe, é quem fala e o aluno só escuta, que quando lhes era propiciado o dom da liberdade, eles não sabiam o que fazer com ela. Os poucos minutos de recreação que as crianças têm, estão tão desesperadas que saem correndosem rumo para gastar a energia acumulada, e algumas vezes podem se tornar crianças com dificuldade de tomada de decisão e com falta de criatividade por serem pouco estimuladas neste sentido.
A invisibilização referida no texto de Azoilda Trindade é uma característica da escola de vidro, pois, mantém todos em um padrão, que quase sempre, não representa aquilo que a criança realmente é, quer eprecisa. Na angustia da busca pela idealização do ser perfeito acabam fugindo do foco da verdadeira realidade que esta cheia de preconceitos e desigualdades sociais vivida por estes alunos, acaba por destruir a beleza e pluralidade destas crianças.


Quando se referem ao momento em que os vidros são quebrados representa o fim de uma etapa para a construção de uma nova fase do ensinocontemporâneo, que clama por mudanças quem venham a estimular os alunos na construção e até mesmo uma reconstrução de seu próprio conhecimento, é ser ator e não platéia de sua vida.
Na escola experimental existiu um grande investimento em informatização, reformas nas estruturas físicas, em capacitação de professores tornando aptos para a nova forma de ensino multidisciplinar, voltado para o estimulo do aluno,que em turno integral, tem opção de aulas que os preparem não só tecnicamente, mas para o mundo. A forma de aprendizado é bem diferenciada do modelo convencional, onde é utilizada uma matriz com exercícios reproduzidos para todos, e até por vários bimestres; em média quarenta alunos por sala e por professor; na experimental tem um atendimento diferenciado para cada aluno por se tratar de umconjunto de seis alunos por mesa, reunidos por afinidades e por testes de aptidão realizados no seu ingresso na escola, os mentores (como são chamados os professores) tem uma maior disponibilidade para cada um em suas necessidades individuais.
Observando–se mais de perto as histórias submersas, podem-se encaixar as escolas experimentais, pois, são escolas públicas com ensino de primeiro mundo e que nãotem as sua devida divulgação e incentivo, tanto que poucas pessoas conhecem esse trabalho. Que ainda existem coisas para serem melhoradas, adaptadas, sim e verdade, porque este ensino está em construção, como deveria ser sempre, pois, as pessoas, a vida, a sociedade, o mundo, tudo muda e também deve mudar a forma com que devemos aprender a viver nele.





Olhando com o coração e sentindocom o corpo inteiro no cotidiano escolar de Azoilda Trindade.

Na primeira reflexão sobre histórias, preconceitos e diferenças, destaca-se o seguinte trecho: ”... a gente olha, mas não vê, a gente vê, mas não percebe, a gente percebe, mas não sente, agente sente, mas não ama e, se agente não ama a criança, a vida que ela representa, as infinitas possibilidades de manifestações dessa vida que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola de vidro
  • Quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola é de vidro
  • quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • Quando a escola é de vidro
  • quando a escola é de vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!