Psicologia industrial

Páginas: 2 (418 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
A Psicologia Industrial é um ramo da gestão que resulta de diversos trabalhos que procuravam aplicar à gestão os conhecimentos de diversas ciências sociais, nomeadamente a psicologia. Um dosprincipais precursores desses trabalhos foi Hugo Münsterberge, foi ele quem estabeleceu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração científica.
Ele nasceu no dia 01 de junho de1863, em Danzig na Alemanha. Sua mãe morreu, quando tinha 12 anos, foi quando começou a sua transformação para se tornar um pensativo, jovem sério.
Já adulto ele começou a estudar psicologia social,mais tarde mudou para o estudo da medicina. Tinha um grande interesse na doença mental, iniciou sua prática na Alemanha e, em seguida, levou para os Estados Unidos.
Hugo Münsterberg tinha um estiloincomum no tratamento de doentes, ele os encontrva em seu laboratório, ao invés de uma clínica. Ele trabalhou como consultor para várias empresas e fez uma série de pesquisas. Foi quando seu livroPsychology and industial efficiency foi lançado.
Ele relacionou as habilidades dos novos empregados com as demandas de trabalho da organização.
A psicologia de Munstreberg e a eficiência industrialestavam diretamente ligadas às propostas de Taylor e resumiam-se em três pontos principais:
* o melhor homem.
* o melhor trabalho.
* o melhor resultado.
No trabalho apsicologia da época se apoiava em dois aspectos fundamentais:
* análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.
Tal como na Escola Clássica, o principal objetivo da gestão continua a ser o aumentoda eficiência e da produtividade. Contudo, o meio para conseguir esse aumento da eficiência é agora através da escolha das pessoas cujas qualidades mentais melhor se adéquam às atividadesdesempenhadas e através do estudo das condições psicológicas de trabalho sob as quais os trabalhadores melhor executam as suas tarefas e até que ponto poderiam ser influenciados por forma a maximizar a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Industrial
  • Psicologia Industrial
  • Psicologia industrial
  • Psicologia Industrial
  • Psicologia Industrial Humo Munsterberg
  • Fichamento
  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (INDUSTRIAL) PSICODRAMA PSICOLOGIA CLÍNICA
  • Breve historia da psicologia industrial / organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!