Psicologia Industrial

Páginas: 4 (943 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
Psicologia Industrial
A Psicologia Industrial foi a primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou PsicologiaIndustrial e Organizacional, todas apresentando uma certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementosdiscursivos.
A Psicologia Industrial remonta sua origem aos cenários norte-americano e anglo-saxão do início do século XX, quando a revolução industrial já havia se consolidado e o taylorismo começaa entrar em cena e a fornecer resultados positivos ao aumento de lucratividade das industrias através de controle mais elaborado do processo produtivo e aumento da eficiência.
Neste momento apsicologia buscava se firmar como ciência, distanciando-se da filosofia e fisiologia tendo como pilares o behaviorismo, o funcionalismo e a psicologia das diferenças individuais.
Nesse contexto a Psicologiavoltada para o trabalho surge, atrelada aos interesses das indústrias. O primeiro livro de Psicologia do Industrial foi Psychology and industial efficiency, de Hugo Münsterberg, e apresentava oestudo da produtividade (output) em função do esforço (input).
Neste início a Psicologia Industrial procurava medir o limite de esforço dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção; seencarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em testes e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade.
Com os estudos deHawthorne houve uma mudança na forma de encarar as relações de grupo através da introdução do estudo das Relações Humanas, mas não necessariamente uma mudança nos processos de produção, apenas acrescentandouma nova forma de entender a forma como as relações informais trabalhavam junto às relações formais e técnicas do trabalho e são capazes de alterar os resultados da produção.
Durante a Segunda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia industrial
  • Psicologia Industrial
  • Psicologia Industrial
  • Psicologia industrial
  • Psicologia Industrial Humo Munsterberg
  • Fichamento
  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (INDUSTRIAL) PSICODRAMA PSICOLOGIA CLÍNICA
  • Breve historia da psicologia industrial / organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!