Psicologia do desenvolvimento humano

Páginas: 10 (2297 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Psicologia do desenvolvimento humano: Aspectos históricos e fundamentação teórica


Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta. A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significações a respeito dasmudanças pelas quais passam os indivíduos humanos, da concepção à morte. Ao abranger nesta conceituação a extensão da vida que se completa na morte, estamos incluindo a abordagem do desenvolvimento do ciclo vital, fundamental para compreender o ser a quem será prestado o cuidado pelo enfermeiro, esteja ele em que fase de desenvolvimento ele estiver.

O desenvolvimento humano
O desenvolvimentohumano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
Ao longo do ciclo da vida as mudanças se expressam como crescimento, transformações radicais, aperfeiçoamento,declínio. Seu estudo inclui a análise de diferentes fatores, como os códigos genéticos que constituem o fundamento último do desenvolvimento humano, as influências da família, da escola, dos pares e as incontáveis experiências culturalmente situadas que o indivíduo vive num mundo que se mostra cada vez mais polifônico e volátil.

A importância do estudo do desenvolvimento humano
O estudo daPsicologia do Desenvolvimento Humano tem claras e constantes implicações e aplicações, envolvendo finalidades e valores. É uma parte do conhecimento científico, que procura compreender como e porque as pessoas mudam e como e porque elas permanecem as mesmas na medida em que envelhecem. 
Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humanosignifica conhecer as características comuns de uma faixa etária. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

A família e o desenvolvimento humano
A família, desde os tempos mais antigos, corresponde a um grupo social que exerce marcada influência sobre a vida das pessoas, sendo encarada como um grupo com uma organização complexa,inserido em um contexto social mais amplo com o qual mantém constante interação. O grupo familiar tem um papel fundamental na constituição dos indivíduos, sendo importante na determinação e na organização da personalidade, além de influenciar significativamente no importante na determinação e na organização da personalidade através das ações e medidas educativas tomadas no âmbito familiar.

OEnfermeiro, o desenvolvimento do ser humano e a família
O cuidado é uma prática exercida naturalmente pelo ser vivo, observado nitidamente em muitas espécies animais e, em especial no ser humano. Preocupar-se com alguém, ser amoroso, respeitoso, cauteloso, carinhoso, são alguns adjetivos que designam o cuidar.
Dentro de um contexto social, as atividades por nós exercidas diariamente são feitas comzelo e cuidado. Existe uma relação harmônica entre quem cuida e quem é cuidado. Especificamente na Enfermagem, o cuidar do outro é a essência dessa dicotomia entre ciência e arte, que são os nossos pilares profissionais. Cuidar é estar aberto ao outro, utilizar-se do conhecimento técnico científico e expressivo, relacionar-se com o outro com respeito, com sensibilidade, expressando-se num toque, numolhar, num cantarolar de uma canção, contando uma história, ou quem sabe, brincando.
O reconhecimento da importância do contexto é também uma característica de quem pensa o desenvolvimento do ser humano. O saber é situado dependente dos contextos, entendendo-se por contextos todas as pessoas, costumes, instituições e crenças através dos quais a sociedade influencia o desenvolvimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia do Desenvolvimento Humano
  • Psicologia do desenvolvimento humano
  • PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • Psicologia do desenvolvimento humano
  • A psicologia do desenvolvimento humano
  • Psicologia do desenvolvimento humano
  • Psicologia do desenvolvimento humano
  • psicologia do desenvolvimento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!