CUSTEIO ABC

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Custeio Baseado em Atividades (ABC)
O ABC (Activity-Based Costing) é conhecido como Custeio Baseado em Atividades. O ABC é um bom instrumento de gestão, atendendo as precisões operacionais e financeiras das empresas, pois se mostra um sistema moderno e eficiente por permitir a identificação dos gastos relacionados com as atividades desenvolvidas nas empresas. O ABC é um sistema de custeio quenão usa o rateio como base de alocação dos custos indiretos e sim faz um rastreamento dos mesmos e depois de mapeadas as atividades coloca esses custos para cada atividade específica através de direcionadores de custos.
Segundo Martins (2010, p.87) o ABC é: “... Custeio Baseado em Atividades (ABC) não se limita ao custeio de produtos. Ele é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta a ser utilizadana gestão de custos”. O ABC pode dar aos gestores condições de atribuir responsabilidades aos responsáveis por determinada atividade, com isso condições até mesmo, de mapear os controles internos, evitando riscos e salvaguardando os interesses da empresa, evitando custos desnecessários. O objetivo da análise estratégica de custos do ABC, é que permiti que os custos indiretos sejam primeiramentedirecionados a atividades e processos, e depois a produtos, serviços e clientes.
O Custeio Baseado em Atividades (ABC) aloca todos os custos indiretos por meio de atividades, uma atividade é uma ação que utiliza recursos humanos, materiais, tecnológica e financeira para se produzirem bens ou serviços. É formada por um conjunto de tarefas necessárias ao seu desempenho. As atividades são necessáriaspara a concretização de um processo, que é uma cadeia de atividades inter-relacionadas. O primeiro passo, para o Custeio Baseado em Atividades, é identificar as atividades relevantes dentro de cada departamento. Pode acontecer de a empresa já ter uma estrutura contábil que faça a apropriação de custos por centro de custos, por centro de trabalho, por centros de atividades, o que irá possibilitarajustes importantes.
Como o foco principal do Custeio Baseado em atividades são os custos indiretos, e estes estão mais concentrados nos centros de custos de apoio, não é muito comum encontrar-se, nos sistemas de custos, esse nível de detalhamento. É importante observar que para cada atividade deveremos atribuir o respectivo custo e identificar o seu direcionador. Em seguida vamos dar um exemplode atividades relevantes em alguns departamentos de uma empresas de fabricação de roupas:







Levantamento das atividades relevantes dos departamentos
Departamentos
Atividades
Compras
Comprar Materiais
 
Desenvolver Fornecedores
Almoxarifado
Receber Materiais
 
Movimentar Materiais
Adm. Produção
Programar Produção
 
Controlar Produção
Corte e Costura
Cortar
 
CosturarAcabamento
Acabar
 
Despachar Produtos


Direcionador de Custos
Os direcionadores de custos para Eliseu Martins (2010, p.96):
“...é um fator que determina o custo de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é uma verdadeira causa dos seu custos. Para efeito de custeio de produtos, o direcionador deve ser o fator que determina ouinfluencia a maneira como os produtos ‘consomem’ (utilizam) as atividades. Assim o direcionador de custos será a base utilizada para atribuir os custos das atividades aos produtos.”
Há dois tipos de direcionadores:
- Os de primeiro estágio denominados direcionadores de custos de recursos, que identifica o modo de como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades.
- E osde segundo estágio denominados direcionadores de custos de atividades, que identifica o modo de como os produtos consomem atividades e serve para custear os produtos, indicando a relação entre as atividades e os produtos.


Atribuição dos custos
Devemos sempre atribuir para cada atividade o respectivo custo e identificar o direcionador. Determinamos quais atividades serão executadas pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • ABC custeio
  • CUSTEIO ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio ABC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!