Custeio ABC

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Custeio ABC
Para campos ( 2010), utilizando o método ABC as empresas podem determinar o custo do atendimento a um pedido ou de um atendimento a um cliente específico. Esse tipo de informação permiteaos gerentes avaliar o impacto das potenciais mudanças no serviço prestado e fornece informação para o desenvolvimento de estratégias de segmentação. Portanto pode-se afirmar como regra geral quequanto mais sofisticada a logística de uma empresa, mais provável que ela empregue a metodologia.
O custeio ABC tem por seu objetivo após a análise das atividades e dos processos, essas atividades sejamdivididas entre atividades que adicionam valor para o cliente e atividades que não adicionam valor por não afetarem os atributos dos produtos se forem eliminadas. O método apóia-se no planejamento,execução e mensuração do custo das atividades para obter vantagens competitivas, auxiliando em decisões. O ABC (Custeio Baseado em Atividades) é uma forma de alocar os custos através das atividadesexecutadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos.
Complementando a ideia, Moura (2006) explica o antes e depois da ferramenta existir, dizendo que nos sistemas tradicionais decontabilidade interna se concentravam nos custos primários ( matéria prima e mão de obra direta) enquanto os gastos gerais de fábrica não ultrapassavam em geral 10% dos custos totais. Entretanto nosúltimos anos alterou-se significativamente a estrutura de custos da maior parte das organizações: custos diretos, mão de obra, decresceram acentuadamente e simultaneamente registrou-se um crescimentosubstancial de gastos gerais de fábrica que, em algumas organizações chegaram a representar 70% dos custos totais.
Assim a competitividade passou a depender menos dos custos diretos e mais do custo deoutros fatores como a logística ou a qualidade, dificultando assim a respectiva imputação, o que criou condições para a emergência de novos métodos de custeio designadamente o custeio baseado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio abc
  • ABC custeio
  • CUSTEIO ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio ABC
  • Custeio abc
  • Custeio ABC
  • Custeio abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!