progeria

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
6°PERIODO/ ENFERMAGEM - NOTURNO







SÍNDROME DE HUTHINSON – GILFORD – PROGÉRIA: REVISÃO BÍBLIOGRAFICA












MANAUS – AM
2013



VANESSA GONZAGA SALGADO




SÍNDROME DE HUTHINSON – GILFORD – PROGÉRIA: REVISÃO BÍBLIOGRAFICA















MANAUS - AM
2013
RESUMO

Introdução: A Síndrome deHutchinson – Gilford, conhecida como progéria, é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Objetivo Geral: Apresentar as características físicas de crianças com progéria. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão em livros, artigos técnicos científicos e sites confiáveis deespecialistas. A pesquisa bibliográfica visa por meio de uma complicação crítica e retrospectiva de várias obras, demonstrar o estágio atual da pesquisa em torno de determinado objetivo (AZEVEDO, 2001). Resultados Esperados: O tema escolhido é bastante relevante, uma vez, que esclarece esta doença rara e que pode provocar a sociedade científica na busca de novos tratamentos. Embora existam poucos casos,todos merecem receber um tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida e terem direito a ela.


Palavras chave: Progéria. Hutchinson – gilford. Envelhecimento precoce. Doença genética


Sumário
Sumário 4
LISTA DE ABERVIATURAS E SIGLAS 5
6
INTRODUÇÃO 6
Progéria ou síndrome de hutchinson- Gilford é uma doença genética da infância extremamente rara caracterizada pelo envelhecimentoacelerado em cerca de sete vezes em ralação a taxa normal. Essa doença afeta 1 entre 4 e 8 milhoes de crianças, desde de sua identificação foram relatados somente 100 casos no mundo ( MIGUEL JR, 2007). Jonathan hutchinson foi o primeiro a descrever esta doença em 1886. Em 1994, Hastings Gilford realizou diferentes estudos a respeito do seu desenvolvimento e características. Desses fatos resultouque a forma mais severa desta doença se denominasse síndrome de hutchinson- Gilford. Progéria termo comumente ultilizado deriva do grego “geras”, que significa prematuramente velho ( FIOCRUZ, 2013). 6
JUSTIFICATIVA 8
OBJETIVOS 10
OBJETIVO GERAL 10
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
MÉTODO 11
DESENHO DO ESTUDO 11
BASES DE DADOS 11
CRITERIOS 11
SELEÇÃO DO ESTUDO 11
PROCESSAMENTO E ANALISES DEDADOS 11
CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 14











LISTA DE ABERVIATURAS E SIGLAS

PPF : Fundação de Pesquisa de Progéria.
EUA: Estados Unidos da América.







INTRODUÇÃO
Progéria ou síndrome de hutchinson- Gilford é uma doença genética da infância extremamente rara caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em ralação a taxa normal.Essa doença afeta 1 entre 4 e 8 milhoes de crianças, desde de sua identificação foram relatados somente 100 casos no mundo ( MIGUEL JR, 2007). Jonathan hutchinson foi o primeiro a descrever esta doença em 1886. Em 1994, Hastings Gilford realizou diferentes estudos a respeito do seu desenvolvimento e características. Desses fatos resultou que a forma mais severa desta doença se denominasse síndrome dehutchinson- Gilford. Progéria termo comumente ultilizado deriva do grego “geras”, que significa prematuramente velho ( FIOCRUZ, 2013).
Devido ao fato de ser uma doença muito rara e com uma expectativa de vida tão curta, tem sido difícil e demorado seu estudo. Somente em 2003 foi descoberto o gene desta doença por cientistas franceses e norte americanos, que descobriram que a doença esta ligadaa um gene que controla a estrutura do núcleo das células ( SILVA, 2013).
Segundo a FIOCRUZ A progeria é uma doença genética extremamente rara que acelera o processo do envelhecimento. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos de idade.. a expectativa media de vida das crianças com progéria é de 14 anos para meninas e 16 anos para os meninos. As crianças portadoras dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Progeria
  • Progeria
  • Progeria
  • progeria
  • Progeria
  • Progeria
  • Progéria
  • Progeria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!