ffdhtdhhd

468 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
CURSO DE NUTRIÇÂO

DISCIPLINA INTRODUÇÃO à CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

ESTUDO DIRIGIDO

TEMA: A Evolução da Ciência da Nutrição.

REFERÊNCIA: VASCONCELOS, F. de A. G. A ciência da nutrição em trânsito: da nutrição e dietética à nutrogenômica. Rev. Nutr., v.23, n.6, p. 935-945, 2010. (está disponível no blog)

Outras referências: artigos científicos e matérias técnicas de busca em sites idôneos; 1) capítulo A Mcdonaldização dos costume, do livro texto: História da alimentação: (está na Bibliografia de nosso plano de disciplina e tem na Biblioteca).

Após leitura do artigo, responda as questões abaixo. Para aquelas questões que o artigo não for suficiente, consultar outras referências, como indicado acima. Não esquecer de citar a(s) fonte(s) consultadas e no final fazer a referência bibliográfica, utilizando das Normas Técnicas da ABNT para este fim.

Trazer o ED respondido para discussão no dia 01-10. Pode ser feito em dupla. Valor: 2,0 pontos.

Questões:
1) Quando e em que contexto histórico a Nutrição emerge como ciência no cenário mundial?
2) Defina e contraponha os períodos históricos em que a Nutrição se firmou enquanto ciência, de acordo com Costa (1953) e de acordo com Chaves (1978).
3) Como alguns estudos caracterizam a o estágio atual de desenvolvimento da Ciência da Nutrição?
4) Na América Latina a Ciência da Nutrição foi muito influenciada pelos estudos do médico argentino Pedro Escudero. Pesquise sobre a contribuição deste cientista para a constituição das leis e princípios da alimentação e nutrição.
5) Nas décadas de 30-40, do sec. XX, que contexto político-social brasileiro impulsiona a emergência do campo da Nutrição em nosso país?
6) Como se caracterizava o “saber” médico nesta época? Que áreas ou campos da Nutrição foram geradas a partir deste saber?
7) No Brasil, um nome expressivo em nossa história foi Josué de Castro. Pesquise sobre ele e sua contribuição para a Ciência da Nutrição no

Relacionados