Pinturas e seus significados

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Pinturas e seus significados
- O Grito de Edvard Munch:
Tristezas, obsessões e frustrações pessoais ganham formas e cores, em angustiantes representações, nas telas do pintor norueguês Edvard Munch (1863 – 1944). Sua obra abriu caminhos para o desenvolvimento do Expressionismo, movimento artístico concentrado na Alemanha entre os anos de 1905 e 1930, que é conhecido como a arte do instinto.A pintura representa uma figura andrógina em um momento de profunda angústia e desespero existencial. A imagem que aparece como plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-Sol. A fonte de inspiração da obra pode ser a vida pessoal do próprio pintor, educado por um pai controlador que teve de lidar, ainda enquanto criança, com a morte da mãe e de uma irmã.
165608064770
- A Dança deHenri Matisse
A Dança, do pintor francês Henri Matisse, é uma obra que se encontra exposta no Museu Hermitage em São Petersburgo na Rússia. É pintada em óleo sobre tela e mede 260 centímetros de altura por 389 centímetros de largura.
Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905, enquanto o pintor observava alguns pescadores a realizar uma dança de roda, a sardana, numa praia do sul deFrança. As formas simplificadas das dançarinas ocupam toda a tela, num padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso, Matisse limitou a sua paleta a apenas três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas.
A simplicidade do desenho, com os seus três elementos básicos - dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul -, cria uma imagem na qual asrelações abstractas entre forma e cor são fundamentais.
1215390150495
- Guernica de Pablo Picasso
Guernica era uma vila de mais ou menos 6 mil habitantes situada na região norte da Espanha, em uma das províncias do País Basco. Durante a Idade Média, a vila ficou conhecida por ser local de reunião das Juntas Gerais, o conselho político de Biscaia, e por ser aí que havia ocorrido o juramento dos monarcasespanhóis de respeito aos Foros Bascos, o conjunto de leis que regulamentava e garantia os direitos e costumes deste povo.
A escolha de Franco de bombardear a pequena vila pode estar relacionada a esta dimensão simbólica que ela carrega, já que dessa forma o ditador espanhol poderia humilhar os bascos que haviam assinado, em outubro de 1936, um tratado de autonomia com o Governo Republicanoespanhol, o qual Franco havia declarado guerra.
A ação de bombardear e metralhar civis indefesos ocorreu em 26 de abril de 1937, e possivelmente Franco não esperava que causasse a comoção pública internacional verificada, já que não contava com a presença dos correspondentes de guerra que cobriam o conflito espanhol na mesma noite em que se deu o bombardeio. Rapidamente a notícia se espalhou pelosjornais de todo o mundo.
Foi desta divulgação que Pablo Picasso teve a ideia de retratar o ataque. Radicado na França, o pintor havia recebido um pedido do governo republicano espanhol para produzir um quadro que comporia o pavilhão espanhol na Exposição Internacional de Paris de 1937. Como o objetivo era também fazer propaganda contra a insurreição franquista, o choque do pintor com as imagensveiculadas pelos jornais dos destroços causados pelo bombardeio em Guernica levou-o a produzir em pouco mais de um mês a sua obra mais conhecida.
17217-2648
- Composition IV de Wassily Kandinsky
Wassily Kandinsky nasceu em 1866, em Moscou. Estudou direito e economia. Mas, em 1895, ao visitar uma exposição sobre o impressionismo francês, viu um quadro de Monet que o interessou e teve vontade detambém pintar. A obra "Composition IV" (1911) é dividida em duas paralelas pretas verticais no centro. À esquerda, linhas que se cruzam de forma violenta, profusa. À direita, a supremacia das cores conjugadas numa harmonia de formas. A obra se encontra no Museu Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, na cidade alemã de Düsseldorf.
1320165184150
Dinamismo de cão na coleira de Giacomo BallaNascido em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pintura
  • Pintura
  • Pintura
  • Pintura
  • pintura
  • pintura
  • Pintura
  • pintura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!