A PSICOPEDAGOGIA E O PSICOPEDAGOGO NA ATUALIDADE

Páginas: 16 (3905 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
A PSICOPEDAGOGIA E O PSICOPEDAGOGO NA ATUALIDADE



RESUMO
Conforme a dados históricos a psicopedagogia surge com o fim da segunda guerra mundial no Ocidente o qual abalou-se com a destruição da Europa. Criança, órfã e doente é abandonada em hospitais e em instituições sociais. Surge a preocupação entre educadores, psiquiatras e neuro-psiquiatras com relação aos aspectos que interferem naaprendizagem principalmente na Educação infantil. A psicopedagogia surge no Brasil com uma das respostas ao problema do fracasso escolar e evolui de acordo com a natureza do seu objeto e de seus objetivos. A psicopedagogia tem prioridade no conhecimento das teorias psicológicas a qual explica o sujeito em detrimento as teorias de ensino. O objeto de ensino da psicopedagogia segundo Silva (2010) é ohomem sendo este um ser em processo de construção do conhecimento, e o objeto de estudo é o processo utilizado pelo sujeito enquanto construtor do seu conhecimento. A psicopedagogia Institucional escolar, busca a melhoria das relações com a aprendizagem, não didático pedagógico, mas também na melhoria da qualidade dos profissionais de educação , do aluno ,da instituição em si , mas especificamentena melhoria da qualidade da construção da aprendizagem do aluno. O trabalho do psicopedagogo na instituição tem objetivos preventivos, pois esta propõem para que o mesmo realize seu trabalho com objetivo em conhecer a realidade da escola, os objetivos e suas finalidades tendo como intuito de organizar e orientar na realização das atividades escolares, na orientação individual do aluno, dos paise dos demais integrantes do contexto escolar. Enfim, a psicopedagogia atua como uma possibilidade de oportunizar novos conhecimentos na busca da prevenção das possíveis falhas do sistema educativo que dificultam a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: A Psicopedagogia. Psicopedagogo na atualidade.




1 INTRODUÇÃO

Falar sobre a função da psicopedagogia na atualidade, faz – senecessário relembrar alguns fatores importante que aconteceram na Educação para que fosse possível hoje nos dias atuais pensar com relação a psicopedagogia e o psicopedagogo na contexto atual.
Cabe ressaltar que pedagogia é um ramo da ciência que se preocupa com a direção e a compreensão da pratica social complexa que é a Educação, que por sua vez esta relacionada às questões do conhecimento e aosprocessos de sua produção e socialização no decorrer da história humana.
Neste contexto é possível perceber que a educação não é algo perene, imutável ao longo da história humana; é uma prática social complexa que em muitas situações se confundem com origens do próprio homem e diz respeito a transmissão de conhecimentos de geração a geração.
É importante ressaltar que a Psicopedagogia surge naEuropa, após a segunda guerra mundial, tendo como base nos Estados Unidos uma forte corrente médica, a qual considerava os distúrbios, ou as doenças mentais, como foco de estudo, com isso tem como principio a construção dos conceitos através de diagnósticos.
No Brasil, a psicopedagogia chega através da Argentina trazida por meio de um dos autores mais importantes que é Jorge Visca, que desenvolveua Epistemologia da Convergência.
O objeto de estudo da Psicopedagogia tem como ponto principal o homem,pois este é um ser em processo de construção do conhecimento , também podendo ser definida como processo de aprendizagem , a qual é utilizado pelo sujeito , sendo que este é quem constrói seu conhecimento.
O psicopedagogo no contexto atual exerce função essencial neste processo, pois cabe aomesmo diferenciar as situações sejam elas facilitadoras ou as que dificultam para que as pessoas possam estar resgatando seu processo de aprendizagem, incluindo sua história de vida, parte esta de grande importância para o psicopedagogo, por ser algo fundamental quando este lida diretamente com a pessoa.
Segundo Bossa (1994) diz que esse saber exige que o psicopedagogo recorra a teorias que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicopedagogo na atualidade
  • o papel do psicopedagogo e da psicopedagogia
  • ENTENDENDO A PSICOPEDAGOGIA: CONCEITOS ESSENCIAIS E INSERÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
  • Psicopedagogia: uma abordagem sobre a intervenção do psicopedagogo nos transtornos de...
  • Psicopedagogo
  • Psicopedagogo
  • Psicopedagogo
  • Psicopedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!