Pensadores Economia

Páginas: 10 (2414 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE SUMARÉ
PENSAMENTO ECONOMICO






São Paulo
2014
FACULDADE SUMARÉ


HEBE VALLE DOS SANTOS– RA 1320172
LILIAN DOMINGUES SAES RA - 1320458
VERIDIANE S. M. MIRANDA MEIRELES - RA 1322969
EMILY FERREIRA DOS SANTOS – RA 1310056


PENSAMENTO ECONOMICO
ADAM SMITH
DAVID RICARDO
JOHN MAYNARD KEYNES
KARL MARX

Trabalho apresentado a Faculdade Sumaré, na disciplina deEconomia no curso de Administração de Empresas sob orientação da Prof.ª Fatima




São Paulo
2014

Pensamento Econômico de Adam Smith
Adam Smith (1723-1790), o criador da economia política, iniciou sua carreira no magistério.
Foi professor de lógica e filosofia moral na universidade de Glasgow.
Sua grande obra foi “A Riqueza das Nações”, que levou mais de 25 anos para ser escrita.
Antesde Smith, os problemas econômicos eram debatidos por filósofos como Hume, Locke e Thomas Mun. Foi Smith, no entanto, quem lançaria as bases da nova ciência, a Economia Política.
O pensamento econômico predominante na Europa na época de Smith, era o conjunto de doutrinas conhecido por "mercantilismo” que defendia a ideia que a riqueza de uma nação dependia principalmente de seu comércio exterior.A riqueza de um país seria elevada a medida que ele exportasse mais que importasse.
A posição mercantilista já tinha sofrido críticas desde o século XVII de Willian Petty que apontou que a verdadeira origem da riqueza de uma nação não seria o comércio exterior e sim o trabalho. Os fisiocratas, no entanto, encaravam a causa da riqueza constituída pelos bens materiais, na matéria em si, que éobtida na natureza por meio de cultivo do solo, mais precisamente da agricultura.
Smith distinguia o valor do uso e o valor de troca das mercadorias. A riqueza é constituída pelos valores de uso. “Assim portanto, na medida em que este produto é uma proporção maior ou menor em relação ao número daqueles que o consomem, a nação estará melhor ou pior suprida de tudo o que lhe é necessário econveniente.”
A grande contribuição de Smith para o pensamento econômico é a chamada “Teoria da mão invisível. “Para ele, todos aplicam o seu capital para que ele renda o máximo possível. Uma pessoa ao fazer isso não tem em conta o interesse geral de uma nação, mas sim seu próprio interesse. Ele defende que ao promover o interesse pessoal, o indivíduo acaba contribuindo ao interesse geral e coletivo. AdamSmith acredita que ao conduzir e perseguir seus interesses o homem acaba beneficiando a sociedade como um todo e de uma maneira mais eficaz. Aí se encontra o papel da mão invisível sem forçar ou prejudicar qualquer indivíduo, e sim gerar consequências benéficas a uma nação.
Smith defendia a não intervenção do Estado na economia, ou seja, o liberalismo econômico.
Para ele o Estado deve desempenhartrês funções:
Manutenção da segurança militar;
Administração da justiça;
Erguer e manter certas instituições públicas.
Smith ainda mostra que o crescimento de uma nação depende da produtividade do trabalho, que por sua vez é uma função do seu grau de especialização, ou seja, da extensão atingida pela divisão do trabalho.
















Contribuição do Pensamento Econômico deDavid Ricardo
David Ricardo se interessou por economia após ler a obra do seu compatriota Adam Smith The Wealth of Nations (1776; A riqueza das nações), era favorável a economia irrestrita e ao acúmulo de capital, para ele o Estado era o responsável pela redução da atividade econômica por isso se declarava totalmente contra a intervenção do Estado na economia.
Assim ficou conhecido porsuas teorias de comércio internacional e de desenvolvimento econômico: Teoria do Crescimento, Teoria das Vantagens Comparativas, Teoria do Valor, Teoria da Distribuição, Teoria da Renda, Teoria do Comércio Internacional.
Ganhou grande prestígio quando um comitê ligado ao Banco da Inglaterra concordou com os pontos de vista que ele havia publicado no seu primeiro trabalho: The High Price of...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensadores da economia
  • Pensadores da Economia
  • Pensadores da economia
  • Os pensadores na economia e a inflação no
  • Principais pensadores da economia
  • Economia música Gabriel o Pensador
  • principais pensadores da economia
  • Grandes pensadores da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!