O Fato mais incrivel do universo

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Sim, o tempo é relativo, mas entender isso não é tão simples, porque alguns mitos foram criados dentro desse assunto por não especialistas que os divulgaram. Pior ainda são aqueles que, por nãoentenderem absolutamente nada de assuntos científicos, querem negar fatos comprovados.

O efeito do tempo relativo nada tem a ver com a percepção de cada um. Não é um fenômeno psicológico e o tempo nãotem um ritmo único, igual para todos. Quando se diz que o tempo é relativo, se está dizendo que o fluxo do tempo é diferente para diferentes observadores, dependendo de circunstâncias físicasespecíficas. Portanto, um relógio também vai mostrar essa diferença, porque ela é objetiva, verdadeira, real.

Conhecemos duas coisas que alteram a "velocidade" com que o tempo passa: o simples movimento e agravidade. O movimento relativo rápido entre dois observadores faz com que a medida do tempo se altere perceptivelmente. O campo gravitacional intenso também afeta o fluxo do tempo.

Um exemplopode esclarecer melhor. Imagine um astronauta que viaje a 60% da velocidade da luz. Ele sai da Terra, vai até uma estrela e volta (sem parar). Você, que ficou na Terra, percebe que a viagem dele durou 10anos. Para ele, a viagem durou 8 anos. Isso não tem nada de psicologia, porque foi a duração real da viagem que teve valores diferentes para quem viajou e para quem ficou. Não existe um valor únicopara a duração da viagem. Cada um encontra uma medida diferente de tempo porque elas são realmente diferentes. E os dois observadores estão com a razão, porque não há uma certa e uma errada. As duasmedidas de tempo são igualmente válidas, cada uma delas para seu observador correspondente. Só não percebemos isso quando viajamos porque nossas velocidades são muito baixas se comparadas com a da luz.Para uma viagem mais longa a uma velocidade maior, o astronauta poderia ir e voltar em 1 ano, medido pelo relógio dele, enquanto, na Terra, teriam se passado 80 anos. Com isso, dá para perceber...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem do Universo: o que de fato importa saber?
  • Incrivel
  • eu sou incrivel
  • Incrivel
  • os incríveis
  • PATO INCRIVEL incrivel
  • universo
  • universo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!