china

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
China e Índia imperealista
O imperialismo europeu na china, foi agressivo, embora fosse menos do que na áfrica. 
Após a guerra do ópio, as potências da Europa, através de tratadosdesfavoráveis, acabaram por arrendar e adquirir direitos de comércio nos principais portos chineses, nessas áreas, os europeus tinham total poder como construir edifícios, prisões estar sob leis do seupais, e ainda por cima ter guarnições do exército e marinha aquarteladas. 
A miséria e a fome eram vistas, em contrastes com as cidades européias em pleno território chinês. A presença detropas estrangeiras, era uma forma de intimidar e dissuadir qualquer tentativa de revolta ou insurreição. 
Os europeus não conformados com suas áreas comerciais exclusivas, também trataram demanipular os fracos imperadores, em seu próprio favor.
Em 1763, como conseqüência da Guerra dos Sete Anos, os ingleses tomaram a Índia da França e encarregou a Companhia das Índias Orientais paraexplorá-la (empresa britânica que controlava o comércio de produtos indianos, se apossando das melhores terras para cultivar algodão, chá, ópio, cânhamo e outros), que impôs umgovernador-geral inglês em 1774. A Índia sempre teve uma excelente manufatura de tecidos de algodão, então o governo inglês proibiu os indianos de produzir os tecidos, e a Índia que antes exportava seustecidos (inclusive para a Inglaterra), passou a importá-los da Inglaterra. Ocorreram várias revoltas contestando o imperialismo britânico, destacando-se a Guerra dos Cipaios em 1857 por soldadosindianos alistados no exército inglês (questionavam os maus tratos que recebiam dos oficiais ingleses). Depois da violenta repressão a revolta, os ingleses se aproximaram da elite indianaoferecendo cargos na administração colonial. A Índia tornou-se oficialmente colônia da Inglaterra em 1858. Consolidando a plena dominação, a rainha Vitória foi coroada em 1877, imperatriz da Índia.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • China
  • china
  • China
  • China
  • China
  • China
  • china
  • China

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!