Pelourinho

Páginas: 11 (2724 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
INVESTIGANDO TEMAS HISTÓRICO:
Pelourinho


SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA 3

2.INTRODUÇÃO 3

3.RESULTADOS DO ESTUDO E APROFUNDAMENTO DO TEMA 4
3.1 Pelourinho 4
3.2 Pelourinho/ Salvador- BA/ Brasil Colônia 4
3.3 Pelourinho/ Salvador- BA/ Anos 60-70 5
3.4 Pelourinho/ Salvador- BA/ Anos 80 em diante 5

4. SEQUÊNCIA DIDATICA: Pelourinho, do castigo a cultura 7
4.1 Atividade1: Bens culturais como fonte de informações 7
4.2 Atividade 2: Infância de outros tempos 8
4.3 Atividade 3: Conhecendo o pelourinho 9
4.4 Atividade 4: Expolourinho (exposição do pelourinho) 10
4.5 Atividade 5: Pelourinho como espaço cultural 10

5. AUTO AVALIAÇÕES 12
5.1 Amanda Tainá Maia 13
5.2 Aurea Silvestre 14
5.3 Bruna Karla Miranda 15
5.4 Franciele Sales 16
5.5 LorraineKathleen dos Santos 17
5.6 Romy Valeria Araujo 18

6. ANEXO: O Homem e o Patrimônio Cultural 19
7.REFERÊNCIAS 21
Justificativa: A urgência em trabalhar temas raciais na sala de aula, principalmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, onde as crianças estão formando a sua personalidade e o seu caráter, ou seja, estão no pleno desenvolvimento delas. Nos leva a procurar temas de grandeimportância para a nossa cultura e que no primeiro momento não esteja diretamente ligado ao conteúdo proposto, criando assim uma maneira lúdica de desenvolver a matéria programada. Para falar sobre racismo é necessário à apropriação da historia da África, principalmente da África no Brasil. Uma boa maneira de trabalhar esse tema é mostrar a importancia dos africanos para o brasileiro e expecificamentenesse trabalho atraves do Patrimônio Historico Cultural.

Introdução: Esse trabalho é dividido em três partes, sendo a primeira um resultado de uma breve pesquisa sobre três épocas diferentes do Pelourinho: Quando ele surgiu na época da escravidão, entre as décadas de 60 e 70 e por último a sua restauração a partir dos anos 80. A segunda parte corresponde a uma sequência didática reunindo propostasde atividades para trabalhar esse tema no ensino fundamental, em especial no 5º ano (antiga 4º serie). E a terceira parte uma auto avaliação de cada componente do grupo relatando sobre o que achou de desenvolver essa pesquisa. O tema surgiu depois que uma das componentes visitou uma exposição no museu do Inhotim que se tratava do Pelourinho na década de 60 e 70. Ela sugeriu que a gentepesquisasse sobre a historia do local e assim realizamos esse trabalho.
Ao elaborar o trabalho procuramos relatar de forma sucinta a historia do Pelourinho e criar atividades que fosse acessíveis a crianças de escola pública. Seguimos a linha de que o Pelourinho é um marco da escravidão no Brasil e por isso é um Patrimônio Histórico Cultural. Todas as atividades foram desenvolvidas nessa perspectiva.PELOURINHO
O Pelourinho, popularmente designado também como picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito ao pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal. No Brasil, também houve pelourinhos na época colonial,trazidos por Maria I, e também antes, servindo como símbolos do poder público e lugar de castigo para criminosos, escravos rebeldes e homossexuais. O Pelourinho era invocado após sentença de um Comitê, composto de Teólogos, tanto na terra como no mar. Atualmente, os únicos que existem são os de Paranaguá, no Paraná; Alcântara, no Maranhão; Mariana, em Minas Gerais, reconstruído em 1970; Óbidos, no Pará,localizado na praça central da cidade e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que está localizado no centro histórico da cidade, onde atualmente é o mercado de peixe.

Pelourinho/ Salvador- BA/ Brasil Colônia
Durante 400 anos a escravidão assombrou o Brasil colônia. A característica da economia decidiu o tipo de escravidão e determinou o futuro de um país. Esse periodo é considerado o momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pelourinho
  • Pelourinho
  • pelourinho
  • Pelourinho
  • Pelourinho
  • Identificação de um pelourinho
  • Roteiro Pelourinho
  • Abandono do pelourinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!