Pelourinho

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
PELOURINHO: AS CORES DE UMA CIDADE



RESUMO

Conhecido como um dos principais cartões postais da Bahia, o Pelourinho é um bairro localizado no centro histórico da capital do Estado. Sua arquitetura colonial traz consigo a libertação de um povo que ali viveu e as cores de uma cidade que inspirou e inspira a cultura de uma geração de artistas. Famoso por suas cores e alegria que expira desua população local o Pelourinho é considerado atualmente como um Patrimônio da Humanidade, devido á tamanha importância cultural que ali foi preservado durante décadas, sendo passado por gerações até a atualidade.

Palavras-chave: Pelourinho; Cores; Cultura;


1 INTRODUÇÃO

Conhecido por suas cores, sua arquitetura, música e artesanato o Pelourinho é um dos pontos turísticos mais visitadosdo Brasil. Localizado no coração da cidade de Salvador, na Bahia, é constituído de uma história fascinante, que influenciou gerações de artistas que atualmente são consagrados em âmbito nacional e internacional.

Atualmente o bairro é considerado Patrimônio da Humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), devido á importância histórica e suaefervescência cultural que existe por trás de cada construção que permanece praticamente intacta há anos.


2 O PELOURINHO

Fundado no ano de 1549 o Pelourinho é um bairro localizado no coração da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, que foi constituído estrategicamente pela proximidade ao porto e sua altura que facilitaria a proteção da cidade. Constitui-se ali a burguesia da época, aondeviverá até o início do séc. XX. A partir desta data o centro histórico sofreu processos de degradação devido à modernização que estava acontecendo na antiga capital brasileira. Entretanto no ano de 1980 o Pelourinho recebeu o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a partir desta data recebeu reformas que oreestruturaram no deslumbramento arquitetônico que é visto atualmente.

Atrai diversos aspectos culturais como cenários para filmes, inspiração para músicas, artistas, indumentária, comida típica da região, bares, restaurantes, teatros, museus e outros devido a grande movimentação de turistas que se apaixonam pela imensidão cultural da região. Porém existe um grande problema que recentemente estáprejudicando o turismo local, que é criminalidade, um grande problema nacional.


2.1 O ESTILISTA

Roberto Cavalli nasceu em Florença, na Itália, em 1940. Veio de uma família aonde já havia uma ligação com a arte, pois sua mãe era costureira e se pai pintor formado em Artes Plásticas. Inscreveu-se no Instituto de Arte Local, aonde já mostrava sua habilidade, criava uma série de estampas de flores emtricô, que chamou a atenção de várias malharias italianas.

Em 1965 com a ajuda de seu amigo descobriram a técnica para estampar em couro, feita curiosamente sobre uma mesa de pingue-pongue. Sempre em busca do novo e inusitado, Cavalli começou logo em seguida com a idéia de patchwork, aonde juntava varios tipos de couros. Roberto Cavalli patenteou a idéia e esta brincadeira lhe rendeu bonslucros, pois caiu ao gosto de grandes marcas como Pierre Cardin e Hèrmes. Tornando ate hoje sua marca registrada.

Roberto Cavalli começou desenvolvendo estampas para grifes como Valentino e Hèrmes, até que resolveu desenhar e criou sua própria marca. Nos anos 70, abriu sua primeira loja em Saint-Tropez, localizada na França. Apresentou a sua primeira coleção desfilada por Brigitte Bardot emMilão. Pouco tempo depois lançou também uma coleção masculina. Nesse momento reconhecimento internacional já batia à porta. Roberto Cavalli se recusava a seguir algum tipo de tendência pré-determinada, sempre foi muito atrevido e irreverente. Nos anos 80 casou-se com Eva que teve grande influência a partir de então na sua vida, tanto pessoal como profissional.

Descobriu uma técnica com jato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pelourinho
  • Pelourinho
  • pelourinho
  • Pelourinho
  • Identificação de um pelourinho
  • Roteiro Pelourinho
  • Abandono do pelourinho
  • A História do Pelourinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!