Abandono do pelourinho

Páginas: 2 (387 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
Abandono do Pelourinho e afastamento de turistas
Muitos fatores tem afastado a população baiana e os turistas do Centro histórico de Salvador, local símbolo da resistência negra e com uma imensacarga histórica. Apesar de ainda ser muito visitado pelos turistas, cada vez mais, o Pelourinho está deixando de ser um local atrativo. Entre os principais problemas causadores do afastamento, estão:Falta de estacionamento, insegurança, alta concentração de usuários de drogas (principalmente crack) e o forte assédio dos ambulantes em relação aos turistas.
Algumas providências foram e estão sendotomadas para acabar com ao clima de insegurança que toma conta do Centro Histórico. Houve aumento do efetivo policial, porém, não foi suficiente para afastar o estigma de violência do pelourinho. Nasvias principais do centro o policiamento é constante, mas, entre um beco e outro, é fácil ver a presença de usuários de drogas e moradores de rua, que sempre vão para o circuito turístico em busca dedinheiro ou comida.
O assédio aos turistas também está fazendo com que muitas pessoas se afastem do Pelourinho. É fácil observar abordagens excessivas, em que por mais que o indivíduo insista não terinteresse no produto, os vendedores querem “empurrar” de qualquer forma. Outro problema que afeta o pelourinho é a acumulação de lixo em locais indevidos. Existem áreas tomadas pelo lixo que sãorodeadas de bares, pousadas e hotéis e o trânsito de turistas é frequente, o que afasta mais ainda as pessoas. Já que o fedor se torna insuportável e o lugar sujo.
O abandono do Pelourinho é reflexo dafalta de investimento por parte do poder público. O local que era frequentado por todos antigamente, hoje é símbolo de insegurança, as pessoas tem medo de ir ao Pelourinho, principalmente a populaçãosoteropolitana, que convive diariamente com noticias e relatos de acontecimentos no local. Enquanto as autoridades não derem uma atenção maior a esse local que sempre foi tão fantástico e com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pelourinho
  • pelourinho
  • Pelourinho
  • pelourinho
  • Pelourinho
  • Pelourinho
  • abandono
  • Abandono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!