Pelourinho

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE SALVADOR
ARQUITETURA E URBANISMO
EAR009 – CARTOGRAFIA URBANA





Bianca Dantas
Gabriela Normanha
Juliana Almeida
Luana Sena
Thamille Castro








ESTUDO CARTOGRÁFICO DO PELOURINHO.
(Localização Historia Ocupação)











Salvador, 2014.
Bianca Dantas
Gabriela Normanha
Juliana Almeida
Luana Sena
Thamille Castro








ESTUDOCARTOGRÁFICO DO PELOURINHO.
(Localização Historia Ocupação)













Relatório técnico apresentado ao professor Eduardo Henrique Santos Teixeira como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina EAR009 – Cartografia Urbana, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Salvador.












Salvador, 2014.
RESUMO

O presente trabalho mostra aavaliação do mapa de localização do Pelourinho, em Salvador, Bahia. Baseado em sua localização cartográfica foi feito o estudo de sua história de ocupação, zoneamento, sistemas viários e de transporte e sua importância para o município. Foram analisadas as informações fornecidas pela Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo – LOUOS, Lei N° 8.167/2012 e o Plano Direto de Desenvolvimento Urbano –PDDU, Lei N° 7.400/2008, ambas do município de Salvador.


Palavras-chave: Pelourinho; Cartografia; Análise Cartográfica.























ABSTRACT

The present work shows the evaluation of the map location of Pelourinho, in Salvador, Bahia. Based on your location cartographic study of its history of occupation, zoning, roads and transportation systems and theirimportance for the city was made. Law of Spatial Use and Occupancy - LOUOS, Law N ° 8167/2012 and the Direct Urban Development Plan - PDDU, Law N ° 7400/2008, both the city of Salvador the information provided by the Law of the Land Use and Land Cover were analyzed.


Keywords: Pelourinho; Cartography; Cartographic Analysis.













SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 6

2 ANÁLISE ................................................................................................................. 7

2.1 História do Pelourinho ............................................................................... 7

2.2 Análises do Pelourinho através de Dados do Plano Diretor deDesenvolvimento Urbano – PDDU................................................................... 8

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 15

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 16


















1. INTRODUÇÃO

O Pelourinho era uminstrumento de punição legal utilizado pelos portugueses em todas as cidades do Brasil. Era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, erguido em praça pública, onde os infratores da lei eram amarrados e chicoteados.

O Pelourinho de Salvador foi instalado no século XVI, com a fundação da cidade. Inicialmente, localizava-se na Praça Municipal (atual Praça Thomé de Souza). Foitransferido depois para o Terreiro de Jesus e, com o protesto dos jesuítas, transferido para um local após no Prospecto de Caldas. Em 1807, foi instalado no atual Largo do Pelourinho, até que esse tipo de punição fosse extinto, cerca de 30 anos depois.

O Largo do Pelourinho e suas redondezas abrigam um grande número de casarões e igrejas dos séculos XVII e XVIII. Alguns são hoje instalações de museus,centros culturais e restaurantes.



















2. ANÁLISE

2.1 História do Pelourinho

A história do Pelourinho está intimamente ligada a história da própria cidade de Salvador, que Thomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, fundou em 1549, vindo com ordens expressas do rei de Portugal para construir uma "cidade fortaleza". O motivo que levou Salvador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pelourinho
  • pelourinho
  • Pelourinho
  • Pelourinho
  • Identificação de um pelourinho
  • Roteiro Pelourinho
  • Abandono do pelourinho
  • A História do Pelourinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!