Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Páginas: 12 (2886 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais no Ensino Fundamental
As idéias básicas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ciências refletem muito mais do que uma mera mudança de conteúdos, uma mudança de filosofia de ensino e de aprendizagem, como não poderia deixar de ser. Apontam para a necessidade de mudanças urgentes não só no que ensinar, mas, principalmente, no comoensinar e avaliar e no como organizar as situações de ensino e de aprendizagem.
De certo modo, o PCN já está conseguindo alcançar, em parte, seus objetivos, isto é, está desacomodando o (a) professor (a), fazendo-o (a) parar para refletir sobre sua prática pedagógica, que é o primeiro passo para uma eventual mudança na mesma.
A importância das atividades investigativas e das interaçõesdiscursivas em sala de aula no ensino de Ciências no nível fundamental podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjeturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentaispara testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensino aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos.
Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos para aprenderem os conceitos científicos no ensino de Ciências o PCN tem discutidoe apontado em seus estudos alternativas metodológicas para a melhoria da qualidade deste ensino. A maior parte do tempo dedicado às aulas laboratoriais é utilizada para manipulação de aparatos e realização de medições, aspectos que contribuem muito pouco para inter-relacionamento da teoria com a experiência. Essa orientação, na qual o comportamento mecânico do aluno é requerido nas primeirasetapas do processo e o envolvimento cognitivo só advém na parte final da atividade, retrata a ênfase dada pelos professores aos objetivos relacionados apenas à aquisição de conhecimento mecânico em detrimento de objetivos que levem à compreensão da natureza da Ciência ou ao desenvolvimento de atitudes.
Nos anos 80 as intraconexões favoreceram uma visão mais integrada, menos compartimentalizada daCiência. Algumas orientações de cunho didático foram colocadas ao (à) professor (a), através de exemplos práticos, mostrando que é possível interligar Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais numa mesma atividade. Para isso, torna-se necessário o aprendizado pela interação professor/estudantes/conhecimento, ao se estabelecer um diálogo entre as idéias prévias dos estudantes e a visão científicaatual, com a mediação do professor, entendendo que o estudante reelabora sua percepção anterior de mundo ao entrar em contato com a visão trazida pelo conhecimento científico.
O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, e tem sido praticado como a mera transmissão de informações, usando apenas o livro didático e a lousa.
Antes de 1961 o ensino de Ciências era nãoobrigatório e extra-oficial e era feito nas duas últimas séries do antigo ginásio por um professor que apenas era um transmissor de informações produzidas pela Ciência, de uma maneira neutra. A partir de 1961, com a promulgação da LDB, passam a ensinar Ciência em todas as séries do ginásio. Mas apenas em 1971 isso passa a ter caráter oficial.
A preocupação em desenvolver atividades práticascomeça a aparecer de maneira marcante. O aluno começa, então a vivenciar o Método Científico. Mas, aparece, então, a confusão de alguns professores que identificam metodologia científica com metodologia do ensino de Ciências Naturais.
Após 30 anos isso ainda acontece em algumas escolas sem que se perceba que uma experimentação sem investigação, não produz aprendizado. Nos anos 80 aparecem as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS): A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM...
  • análisa do texto dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental
  • OS Parametros Curriculares Nacionais para o ensino da Matematica
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO
  • CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!