Pães India

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Talvez a panificação seja a arte culinária mais antiga da gastronomia, perpassando milhares de anos e presente em todos os povos e civilizações. Acredita-se que “os primeiros pães foram elaborados no período neolítico, cerca de oito mil anos atrás” (Revista Food Ingredients Brasil, 2009).
Os ingredientes básicos para a composição desse alimento mundial são: farinha de trigo,água, fermento e sal. No entanto com a evolução da sociedade e consequentemente da cultura gastronômica, essa receita básica foi se desenvolvendo, e foram incluindo novos ingredientes, tais como: gordura, açúcar, ovos, flavorizantes e especiarias; conferindo a essa iguaria texturas diferenciadas, novos sabores, cores e aromas.
Mundialmente, cada povo desenvolveu seu modo único de preparar e consumiro pão, refletindo nesses a sua cultura, sua religião, sua gastronomia e sua história.

A INDIA

Para entendermos melhor o pão indiano e sua importância nessa cultura, precisamos primeiro entender um pouco a índia como um todo e, principalmente, a sua gastronomia.
“A Índia é um país que ocupa 2.4% do território no planeta, porém que contém 16.8% da população mundial. Até julho de 2006 amesma era de 1.095.351.995 habitantes. De grande diversidade cultural, a Índia tem no seu povo o retrato de uma sociedade rica em costumes, mas também em confrontos étnicos. Os hindus e muçulmanos estão sempre em animosidades, pelo lado da religião. A origem do povo indiano através das invasões de outros povos deixa claro que a grande diversidade cultural é resultado de animosidades, mas nem porisso deixa-se de preservar a cultura.” (CONSULADO AH DA INDIA EM MINAS GERAIS, 2014)

Todo esse intercâmbio com outros povos, e essa diversidade cultural e religiosa presente na Índia, tornou a gastronomia desse país muito rica e requintada. Marcada principalmente pela vasta gama de temperos disponíveis e usados no preparo dos alimentos.
A cozinha indiana conta com mais de 25 tipos diferentes deespeciarias que conferem aos pratos sabores únicos, marcantes e inconfundíveis, além de possuírem propriedades terapêuticas, que auxiliam na digestão dos alimentos. “Dentre todos esses sabores, destacam-se: o alho, o gengibre, o açafrão, o coentro, a cebola, o hortelã, a noz-moscada, o cravo e a canela” (MARA, 2009). Também são muito utilizados na Índia o cardamomo, o curry, o cominho, ogengibre, a mostarda e a pimenta do reino preta.

Além das especiarias, a Índia conta com diversos outros ingredientes característicos e muito utilizados na sua cozinha. Como por exemplo o Trigo, no qual a Índia é o terceiro maior produtor do grão do planeta, perdendo apenas para a União Europeia e China (Fonte: http://www.abitrigo.com.br/), o arroz, em que o país destina mais de 44 milhões de hectarespara o plantio do cereal (Fonte: Folha de São Paulo), o grão de bico, onde a Índia é responsável por 64,1% da produção mundial (Fonte: http://correiogourmand.com.br/), a soja, a lentilha e o milho.
O açúcar é outro alimento amplamente utilizado nesse país. Originário da Índia, onde era conhecido como “sal indiano”, foi artigo de luxo e riqueza por muito tempo. “Até o século XVII era consideradoproduto de luxo devido ao alto valor e por causa de sua raridade, nesse período o açúcar era usado como medicamento contra a peste negra” (MARA,2009).
Outra grande característica da culinária indiana está nas profundas diferenças existentes dentro dela mesmo. Por se tratar de um país com extensões continentais, a índia sofreu a influência de diversas outras culturas, além, também, de terdiferenças climáticas e topográficas e religiosas, o que acabou por gerar costumes alimentares distintos no norte e no sul do país. (CONSULADO AH DA INDIA EM MINAS GERAIS, 2014)
Um exemplo dessa variação encontrada entre o norte e o sul do país é quanto ao consumo de carne. Acredita-se que o povo indiano é predominantemente vegetariano, no entanto isso é mais forte ao sul do país, nas comunidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paes
  • PAE
  • Índia
  • india
  • India
  • India
  • índia
  • Índia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!