Os rios

Páginas: 21 (5230 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
Introdução
Os rios são correntes ou cursos de água, geralmente permanentes que correm em leitos próprios.
Os rios são os principais agentes modeladores da superfície terrestre. Na sua função, desgastam as rochas, transportam e depositam calhaus, areias, lodo, etc. todos os rios, independentemente do tamanho, são responsáveis pela alteração da paisagem terrestre.ACÇÃO GEOLÓGICA DOS RIOS
Podemos observar facilmente o rápido processo de uma corrente arrebatar areia solta do seu leito e transportá-la, erodindo, assim, o seu canal. Quando os níveis de água estão altos e durante as inundações, os cursos de água podem talhar a parte baixa das margens, causando o seu aluimento e transportando-as, depois, para jusante. As águas de escorrênciaprovocam erosão vertical, formando os abarrancamentos, e erosão regressiva, aumentando o seu comprimento. Esta erosão regressiva, juntamente com o alargamento e o aprofundamento dos vales, pode ser extremamente rápida – até vários metros em alguns anos em solos facilmente erodíveis. Não podemos observar tão facilmente a erosão mais lenta da rocha sólida pela abrasão, pela meteorização química efísica e pela acção escavadora da base das correntes.
Uma das maiores formas através das quais um rio desgasta a rocha é por abrasão lenta. A meteorização química altera os minerais constituintes da rocha e enfraquece-a ao longo de diáclases e juntas de estratificação, ajudando a destruir a rocha que constitui os leitos dos rios, tal como faz à superfície. Para além disso, a dissolução ocorre poracção da água sobre rochas solúveis, como os calcários, por exemplo, nos maciços cársicos, em que esse processo é dominante. A meteorização física pode ser violenta quando os impactos dos blocos, dos calhaus e das areias desgastam a rocha a partir das fendas. Sujeitas a tais impactos, as rochas são quebradas muito mais rapidamente nos canais dos rios que numa encosta suave à superfície. Quando grandesblocos de rocha são retirados do substrato rochoso pelos impactos e pela meteorização, por vezes, um “puxão” da água nas suas extremidades fá-los rolar alguns metros, expondo-os, por breves instantes à superfície.
A erosão das rochas é particularmente forte nos rápidos e nas cataratas. Os rápidos são locais num curso de água onde o fluxo é extremamente rápido porque o declive do fundo do leito setorna repentinamente abrupto, tipicamente nas bordas de camadas rochosas mais resistentes. Por causa da velocidade da água e da turbulência, os blocos rapidamente se quebram em fragmentos mais pequenos, que são transportados para jusante pela corrente.
Os sedimentos são materiais sólidos, de diversas dimensões, transportados pelos cursos de água de diversos modos e controlados pela velocidade dacorrente. Os materiais mais finos, como as argilas e as siltes, são transportados em suspensão. Diversos minerais são transportados em dissolução na água, entre os quais, o cloreto de sódio e carbonato de cálcio. Outros minerais, ainda, são transportados em flutuação na água, que é o caso das micas. Para além de minerais, os cursos de água podem transportar em flutuação muitos outros materiais,como ramos de árvores ou mesmo árvores inteiras, animais (passando estes, depois, a serem transportados por arraste) ou materiais de origem antrópica, como plásticos, tecidos, habitações, etc. O conjunto dos materiais transportados por suspensão, dissolução e flutuação constituem a carga suspensa ou de suspensão. Os cascalhos, seixos, calhaus e blocos são transportados por rolamento, se forem maisou menos esféricos, ou por deslizamento (também denominado por arraste) se tiverem uma forma patelar. As areias são tipicamente transportadas por suspensão intermitente (também designada por saltação). O conjunto dos materiais transportados por rolamento, deslizamento e saltação constitui a carga de fundo ou de arraste.
Quanto mais veloz for a corrente, maiores serão as dimensões das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rios
  • Para-rios
  • Rios
  • Entre Rios
  • rios
  • Rios
  • Rios
  • Rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!