Entre Rios

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 11 de junho de 2015
Larissa Rodrigues Pilet
R.A.: 201313393 Turma: 3AARM

O documentário “Entre Rios” nos apresenta, de forma resumida, como ocorreu a urbanização da cidade de São Paulo e como foi dada essa ocupaçãoatravés dos rios.
Com base na ocupação, foi às margens do rio Tamanduateí (Vale do Piratininga) no alto da colina que nasceu São Paulo. Os Jesuítas aproveitaram a sabedoria indígena e se instalaramao lado das tribos que viviam no alto da colina. Naquela época, os rios eram de grande importância, pois eram através deles que se possibilitavam o uso da água, as pescarias para se adquirir alimento,e também deslocamentos e circulação de pessoas e produtos.
“Por 300 anos São Paulo existiu por causa desses rios. A maioria das pessoas hoje nem notam a importância que tais rios tiveram”. (ProfessorNestor Goulart Reis).
No ano de 1867 chegou a ferrovia em São Paulo que fazia ligação com o mar, sua rota foi baseada no curso do rio Tamanduateí. A chegada da ferrovia marca a entrada do Brasil namodernidade, mas junto com ela vem também a alteração na dinâmica que havia com os rios.
Pouco a pouco, os rios iam tornando-se obstáculos nessa nova dinâmica de urbanização. Com o aparecimento da águaencanada e do sistema de abastecimento de água, surgiram também o despejo dos esgotos nas várzeas dos rios que causavam problemas sanitários. A solução foi acabar com as suas curvas naturais e afundaros seus leitos para que essas águas escorressem mais rápido, deu-se então a primeira intervenção no curso dos rios. Onde os dois rios que dividiam a cidade transformaram-se em parques: Parque doAnhangabaú, onde o rio foi canalizado. E Parque Dom Pedro II, às margens do rio Tamanduateí.
Com o crescimento acelerado da metrópole, os rios não representavam mais limites a sua expansão. E a cidadeencontrava-se barrada entre os rios: Tietê e Pinheiros, que por serem rios de planície eram lentos e tinham uma várzea de inundação periódica. O que castigava a população mais pobre da cidade por morar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rios
  • Para-rios
  • Rios
  • rios
  • Rios
  • Os rios
  • Rios
  • Rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!