nata

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
POSITIVISMO: UMA PRIMEIRA FORMA DE PENSAMENTO SOCIAL

Foi a primeira corrente sistematizada do pensamento sociológico. Definiu o objeto, estabeleceu conceitos e uma metodologia de investigação. Distingui-se das outras ciências e estabeleceu um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e sistematizador foi Augusto Comte.
O Positivismo é derivado do cientificismo (crençano poder da razão). Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum sobre a realidade.
Para o Positivismo, os princípios reguladores do mundo físico e social diferiam quanto a essência: os primeiros dizem respeito aos acontecimentos exteriores ao homem; os outros, à questões humanas. A crença na origem natural de ambos permitiu sua aproximação. Aevolução e o sucesso das ciências naturais atraiu os cientistas sociais para o seu método de investigação, tanto que o próprio Comte deu, inicialmente, o nome de “Física Social”, às suas análises da sociedade antes de criar o termo Sociologia.
Por inspirar-se no método de investigação das ciências naturais, o positivismo procurava identificar na vida social os mesmos princípios que explicavam avida natural. Assim, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes coesas e funcionando de forma harmônica. Por isso, o Positivismo é também chamado de Organicismo.





A TEORIA POSITIVISTA

Durkheim viveu numa época de mudanças, onde a nascente sociedade capitalista acabava de destruir as velhas instituições feudais e impunha os novos valores burgueses, sendo assim, eleafirmará sua preocupação com o estabelecimento da nova ordem social.
A época em que iniciou seus estudos na Universidade é também a época em que se começam a ensinar as Ciências Naturais (Biologia, Física e Química). Tendo amplo conhecimento dessas disciplinas, passa a enxergar a sociedade de uma forma peculiar: para ele, a sociedade é como um imenso corpo biológico que precisa ser bem observado,para, em seguida conhecer-se sua anatomia e aí descobrir as causas e as curas de suas doenças.
Durkheim foi muito influenciado pelas obras de Augusto Comte e Herbert Spencer, que foram os iniciadores do Positivismo.
Como professor da Sorbonne, ele funda a Cadeira Universitária de Sociologia; assim, é através dele que a Sociologia torna-se disciplina obrigatória no ensino de Ciências Humanasnos cursos universitários.
Durkheim sempre lutou para provar que a Sociologia é uma ciência e que, por isso, deve ser NEUTRA diante dos fatos sociais, isto é, que a sociologia não deve envolver-se com a Política. Assim, toda reforma social deve estar baseada primeiramente no conhecimento prévio e científico da sociedade, e não na ação política. Para ele, os problemas sociais entre trabalhadores eempresários teriam que ser resolvidos dentro da ordem e do progresso.

CONCEITOS BÁSICOS DO POSITIVISMO

A Sociologia desenvolvida por Durkheim tenta compreender o capitalismo, para isso, ele desenvolveu uma série de conceitos ou uma teoria.
Podemos definir conceito como sendo: um conjunto de ideias desenvolvidas a partir da nossa inteligência e que tem por objetivo explicar um fenômenoqualquer.
Os conceitos desenvolvidos por Durkheim são:
1- CONSCIÊNCIA COLETIVA: por esse termo Durkheim traduz a idéia do que seja o Psíquico Social. Cada indivíduo tem uma “psiqué”, isto é, um jeito de pensar e agir, de entender a vida. Assim, cada um de nós possui uma CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL que faz parte de nossa personalidade. Esta, porém, não é a única forma de consciência: existe também aquelaformada pelas idéias comuns que estão presentes em todas as consciências individuais de uma sociedade.
Essas idéias comuns formam a base para uma consciência da sociedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral, denominada por Durkheim de Consciência Coletiva.
A consciência coletiva é OBJETIVA, isto é, ela na vem de uma só pessoa ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nata O
  • nata
  • nata
  • Nata
  • Nata O
  • Nata O
  • A Nata O
  • Nata Ao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!