Nata O

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 22 de março de 2015

Introdução……………………………………………………………3
História da natação ………………………………………………...4
Beneficios da natação………………………………………………7
Tipos de prova……………………………………………………….9
Técnicas de nado:
Crawl………………………………………………………………….10
Costas…………………………………………………………………11
Bruços…………………………………………………………………12
Mariposa………………………………………………………………13
Regras de higiene e segurança……………………………………14
Conclusão…………………………………………………………....15Introdução

Neste trabalho vou abordar o tema da natação. Ao longo deste trabalho irei falar sobre a origem da natação as técnicas de nado entre outros temas.















Origem da natação


As origens da natação remontam para lá de 6000 anos antes da civilização Egípcia. Os Egípcios nadavam nas águas dos rios e a artede nadar era importante na educação pública. Na Grécia Antiga, quem não soubesse escrever e nadar era considerado analfabeto.
Mais tarde, François Rabelais (1494-1553),filosofo, médico e escritor francês, recomendava a prática da natação para as crianças, na sua obra Gargântua. No século XVIII,a natação é regulamentada por Luís XVI,o rei de França e sofre um enorme desenvolvimento, sendo rápida asua divulgação por toda a Europa.
Apesar de o nascimento da natação poder ser considerado em Inglaterra, por volta de 1837,foi em Sydney, na Austrália, onde que se organizou um dos primeiros campeonatos de natação moderna. Em 1869,é fundada em Inglaterra a Amateur Swimming Association.Entre 1850 e 1900,os nadadores da competição evoluíram do estilo bruços para o crawl.O estilo de costas seguio amesma evolução.
Nos jogos Olímpicos de Antenas, em 1896,a natação pela primeira vez parte do calendário Olímpico. O sector feminino, só a partir de 1912,fez parte dos Jogos olímpicos em Estocolmo, na Suécia.
Em 1908,é criada em londres a Federação Internacional de natação amadora e com ela a separação da natação dos saltos e do water-polo.
Em 1926,o nadador Rademacher surgiu com um movimento dosbraços por cima da água a fim de diminuir a resistência ao avanço do corpo, a que se chamou bruços-mariposa. Em 1953 o estilo mariposa é separada do estilo bruços e foram reconhecidos os quatros estilos atuais.
Em Portugal, a natação desportiva inicia-se no séc. XX, com a criação da primeira escola de natação em 1902, pelo Ginásio Clube Português, na Trafaria. O organismo internacional que tutelaa Natação, nas suas várias disciplinas, é a FINA(Federação Internacional de Natação Amadora). A nível da Europa a modalidade é coordenada pela LEN (Liga Europeia de Natação).











Benefício da natação
Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente. Bebés, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto, de pouco impacto para os ossos.
Qualquer pessoa,independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.
Para além disso, a natação:
- Reduz o risco de episódios cardiovasculares
Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consigabombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

- Melhora o sistema respiratório
Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

- Fortaleceas articulações
A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.


- Sobe a auto-estima
Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nata
  • nata
  • nata
  • Nata
  • Nata O
  • Nata O
  • A Nata O
  • Nata Ao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!