Nata O

Páginas: 17 (4147 palavras) Publicado: 8 de abril de 2015
SUMÁRIO
Introdução: 3
Capitulo 1 - ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO 3
1.1. Adaptação 4
1.2. Domínio 4
1.3. Superação 4
1.4. Flutuação 4
1.5. Respiração 4
1.6. Propulsão 4
1.7. Mergulho 4
1.8. Salto 4
Capitulo 2 - FLUTUAÇÃO 5
Capitulo 3 - Processo Evolutivo da Natação 6
3.1. A História Dos Estilos De Nados 7
3.2. A Natação Se Torna Uma Modalidade Esportiva 8
Capitulo 4 - A Chegada Da Natação ao Brasil9
4.1. 1930: A Década Que Iniciou A Revelação De Grandes Talentos 10
4.2. A Nova Geração da Natação Brasileira 11
Conclusão 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12









Resumo

Este estudo focaliza a Natação como uma modalidade em expansão no Brasil e no mundo, com o objetivo de justificá-la como uma área de conhecimento da Educação Física. Posteriormente se analisam o primeiro contato com o meioliquido tais como: Adaptação, Domínio, Superação, Flutuação, Respiração, Propulsão, Mergulho e Salto. Abordando também a Flutuação no ponto de vista da Educação Física e da Física. Foi levantado um estudo da História da Natação desde a antiguidade onde as comunidades primitivas utilizavam para meios de sobrevivência e na formação de jovens e soldados. Passando pelo processo da evolução dos estilosde nados as competições de natação começaram a acontecer com maior freqüência e tornando uma modalidade esportiva. Para finalizar foi feito uma pesquisa da Chegada da Natação ao Brasil, a década que iniciou a revelação de grandes talentos e a nova geração da Natação Brasileira.

Introdução:

O primeiro contato com o meio líquido o aluno(a) sente alterações em seu corpo, que são na maioria davezes normal. É necessário uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido " trauma de água ". Uma má adaptação ao meio líquido poderá influir negativamente em uma aprendizagem futura.
Antes de tudo tem quatro aspectos essenciais nesta fase: o respeito pela fase de desenvolvimento maturacional que o aluno se encontra, o contato físico, o contato social que o aluno terá com o professore a segurança, pois, não basta que o aluno esteja seguro e sim que ele se sinta seguro.
A boa adaptação ao meio líquido dependerá principalmente da relação aluno e água, sendo resultado da maneira pela qual a aproximaram do meio líquido e do tempo que lhe concederam para brincar caso criança.
Ao entrar em uma escola de natação, as pessoas se deparam com um mundo novo, cheio de novidades, e quandocrianças, principalmente no aspecto afetivo, onde entrar na água (natação) implica na separação dos pais e em novas formas de adaptação social em razão da necessária integração a um grupo novo.
O professor deverá compreender que está de frente a uma psicologia complexa de crescimento e desenvolvimento, a qual necessita de condições únicas e especiais. Deve-se respeitar a adaptação individual dacada pessoa. Ou seja, o professor deve fazer com que a instrução acompanhe o nível de desenvolvimento do aluno, ou seja, não exigir que aprendam habilidades específicas, antes que tenham expectativas desagradáveis.

Capitulo 1 - ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO

A água como meio ambiente um individuo entra num meio liquido e fica sujeito a um conjunto de estímulos ao qual não está habituado a serportador no seu habitat natural. Alterando o seu quadro motor em relação ao meio que passa de terrestre a aquático, desenvolvendo capacidades e respostas a estímulos, temos:
Equilíbrio vertical, Equilíbrio horizontal, Capacidade de deslizar ventral e dorsalmente, Respiração específica, Propulsão, Capacidade de deslocamento com ausência de apoios fixos Segundo Abrantes (1979), a adaptação ao meioaquático, é um processo que passa pela integração do sujeito com os fatores do meio que o envolvem de modo a facilitar a sua utilização, de acordo com objetivos que se resumem no equilibrar-se, respirar e deslocar-se.

É a fase de adaptação e preparatória do individuo no meio liquido, superando seus anseios e inseguranças. Tem como objetivo eliminar a rigidez muscular, o medo da água, trabalhar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nata O
  • nata
  • nata
  • nata
  • Nata
  • Nata O
  • A Nata O
  • Nata Ao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!