MIOPIA EM MARKETING

Páginas: 11 (2726 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013

1. INTRODUÇÃO


Atualmente, podemos observar que muitas empresas estão com uma visão distorcida sobre a expansão dos seus Negócios.

Elas estão voltadas para o produto esquecendo os seus clientes e assim corre um grande risco de perder o foco principal que é atender as reais necessidades dos clientes.

Muitas organizações buscam tornar o seu produto o melhor entre todos e se preocupamem vendê-lo, sem saber se realmente o produto é o que o cliente está procurando.

Na maioria dos casos em que o crescimento das organizações é ameaçado é por causa de uma falha da administração, essas falhas podem ser por vários motivos, mas para Theodore Levitt um dos pontos mais críticos é que algumas organizações não conhecem o seu cliente realmente e com isso não se preocupam em criarprodutos que o satisfaçam.

Em alguns exemplos citados no case como o das indústrias ferrovias e cinematográfica, fica claro que o declínio das mesmas não foi pelo fato de outras empresas terem destaque, mas sim por que elas não se atentarem em criar produtos que fossem mais úteis para os seus clientes.

Atualmente as indústrias estão voltadas aos produtos e não consegue enxergar que essecomportamento as prejudica, essa situação pode ser chamada de “ciclo auto-ilusório”: esse comportamento é composto por quatro condições, acreditar que o crescimento é seguro por uma população fiel, ter a certeza de que não existe nenhum produto que possa substituir o produto que é vendido por ela, confiar na produção e produzir grandes volumes de para reduzir o custo da fabricação, não se preocupando com apossível rejeição do mercado.

As empresas acreditam realmente que o seu produto é insubstituível, um ótimo exemplo é o caso da indústria petrolífera com a gasolina.

A indústria de petróleo é a que tem mais destaque no case miopia em marketing, mesmo passando por diversos momentos ruins no decorrer na sua historia, com várias dificuldades para se reerguer, não aprenderam com as experiênciasvividas.

Um ótimo exemplo é o citado no case é o do lampião que foi substituído pelas lâmpadas incandescentes.

Mesmo com exemplos como esse, até hoje as indústria de petróleo acreditam que o seu produto é insubstituível, não acreditam que possa ser criado um produto que substitua a gasolina e isso acontece com várias outras empresas de diversos segmentos.

Se as organizações não seatentarem aos riscos que correm não acompanhando as mudanças de mercado e as necessidades de seus clientes, se continuarem tendo uma visão restrita de negócio, acreditando que não existe e que não possa ser criado um produto melhor que o seu, que não é necessário priorizar os seus clientes conhecê-los, agradá-los, estarão certamente migrando para um futuro de declínio e extinção de seus negócios.

2Qual o maior problema enfrentando pelas organizações


No artigo Miopia em Marketing fica muito claro que as empresas ferroviárias perderam grande parte dos seus clientes não por que o mercado de transporte estava saturado, muito pelo contrário a necessidade do transporte de cargas tem aumentado a cada dia, essa perca foi resultado do desinteresse pelas necessidades atuais e desejos dos seusclientes.

O primeiro passo para abertura de um negócio é a definição do seu ramo de atuação, não podem existir distorções quanto a isso a visão distorcida dele implica no fechamento de várias empresas.

As empresas ferroviárias cometeram esse erro, a definição do seu ramo de atuação não estava clara, o que resultou na perca de seus clientes para empresas de automóveis, aviões, transportadoras eaté telefones.

A visão distorcida de se considerarem empresas ferroviárias em vez de companhia de transportes, lhes custou caro, arriscaram e as portas ficaram abertas para a entrada dos seus concorrentes que possuíam uma visão mais focada e empreendedora.

Atualmente o mercado muda cada vez mais rápido e as empresas devem estar com sua atenção voltada para essas mudanças, buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miopia em marketing
  • Miopia em Marketing
  • MIOPIA EM MARKETING
  • Miopia em marketing
  • Miopia Em Marketing
  • Miopia em Marketing
  • Miopia em marketing
  • Miopia em marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!