MECANICA APLICADA

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014






MECÂNICA APLICADA







Nome: Vagner Gonçalves de Oliveira





Definir os tipos e aplicações de válvulas hidráulicas e pneumáticas;
As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas comandam também a pressão ou a vazão do fluido armazenado em um reservatório ou movimentado por uma hidro-bomba.
Segundo suas funções as válvulas sesubdividem em 5 grupos:
Válvulas de controle direcional
São elementos que influenciam no trajeto do fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direção de fluxo. Têm por função orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto.
Válvulas de bloqueio
As válvulas de bloqueio e de regulagem são válvulas de operação manual para uso emaplicações de refrigeração industrial nas quais, por exemplo, trechos de tubulações que precisam ser bloqueadas durante serviços e/ou manutenções.
Válvulas de pressão
As válvulas do tipo controladoras de pressão são usadas, em sua maioria, em sistemas hidráulicos industriais. Essas válvulas são utilizadas para limitar a pressão máxima de um sistema, regular a pressão reduzida em certas partes doscircuitos, controlar operações sequenciais, contrabalancear forças mecânicas externas, outras atividades que envolvem mudanças na pressão de operação.
Válvulas de fluxo
A válvula de fluxo se destina ao controle hidráulico. Dentre as suas principais características estão a precisão e linearidade no controle, além de serviço silencioso e sem vibrações, mesmo em condições extremas de diferenciais de pressãoou vazão. As funções mais usuais são: redutora e/ou sustentadora de pressão, controle de nível de reservatório, controle de vazão, descarga livre.
Válvulas de fechamento
Faz o bloqueio da pressão de entrada e libera o escape de ar do circuito quando operada. Utilizada em entrada de circuitos ou máquinas, dando a possibilidade para despressurização em intervenções.
Definir os tipos e aplicaçõesde bombas hidráulicas;
Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico. Desta forma, as bombas hidráulicas são tidas como máquinas hidráulicas geradoras.
Bombas de engrenagens são as mais comuns, contam com umaengrenagem de dentes excêntrico externos que gira em torno dos dentes de uma engrenagem interna. As bombas de engrenagens são geralmente eficientes e confiáveis, embora os modelos de bombas usadas podem ser muito ruidosos.
Bombas de palhetas são outro tipo de bomba hidráulica comum e apresentam um conjunto de palhetas constantemente ajustáveis montadas em um eixo excêntrico dentro de umcompartimento fechado. Conforme o eixo se move ao redor da cobertura, as palhetas ajustam-se constantemente para manter suas pontas em contato com a superfície interna da caixa. O óleo é introduzido no compartimento e é transportado em torno dele, nas palhetas do ponto de descarga, onde é forçado a sair.
Bombas de parafuso apresentam um par de engrenagens em espiral localizadas dentro de um cilindrofechado. Esta disposição funciona da mesma maneira como o parafuso de Arquimedes, com o óleo lubrificante sendo introduzido em uma extremidade do cilindro, onde é forçado ao longo do seu comprimento entre os dentes das engrenagens e as paredes do cilindro. Outros tipos de bombas hidráulicas de uso geral incluem as bombas de pistões radiais, bombas de pistão axial e bombas geradoras.

Definir os tipos eaplicações de compressores;
O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc. ).
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação:
Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.
Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanica aplicada
  • mecânica aplicada
  • mecânica aplicada
  • Mecânica Aplicada
  • mecanica aplicada
  • mecanica aplicada
  • Mecanica aplicada
  • mecânica aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!